Cuidados contra a Covid-19 devem continuar nos parques e nas praças

Com o avanço da vacinação e a desaceleração da pandemia nos últimos meses, uma série de atividades que estavam total ou parcialmente proibidas foi liberada gradualmente, alterando também o comportamento da população frente à Covid-19. Nos fins de semana e feriados com dias ensolarados, a movimentação de pessoas nas praças e parques do município vem chamando a atenção. Apesar do acesso e da permanência nesses locais estarem permitidos, ainda há protocolos vigentes, e seu descumprimento pode resultar em multa.

De acordo com o Sistema 3As, modelo utilizado pelo governo do Estado para regulamentar atividades e monitorar os indicadores da pandemia, na esfera dos protocolos gerais obrigatórios estão o uso correto da máscara e o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas. Além disso, devem ser fixados cartazes onde conste a lotação máxima permitida e que também alertem para o cumprimento das regras, além da disponibilização de álcool gel com fácil acesso.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz começa a vacinar adolescentes de 16 anos nesta quinta-feira

Publicidade

Já no âmbito municipal o decreto mais recente, do dia 17 de setembro, segue caracterizando aglomeração o agrupamento de sete ou mais pessoas em vias públicas, praças, parques e assemelhados. Mesmo que o contingente não seja considerado aglomeração, o uso da máscara é obrigatório da mesma forma. O descumprimento dessas regras é considerado infração de natureza média e pode ser punido com advertência ou multa de até duas Unidades Padrão Municipal (UPM). O valor da UPM em 2021 é de R$ 339,09.

Reaberto desde maio para visitação e prática de atividades físicas, o Parque da Gruta é um desses locais que registra grande fluxo de pessoas, especialmente nos fins de semana. Assim, muitas pessoas contatam a redação da Gazeta do Sul para questionar acerca dos protocolos. Vale ressaltar que as aglomerações seguem proibidas no local, bem como a utilização das churrasqueiras e mesas. Tratando-se de um espaço público, a fiscalização cabe à Guarda Municipal. O órgão recebe denúncias pelo telefone 153 e também pelo 99505 3516 (WhatsApp).

LEIA TAMBÉM: Cai a procura por máscaras e álcool gel em Santa Cruz

Publicidade

Não alimente os macacos

Além do fluxo de pessoas, tem sido percebida no Parque da Gruta uma grande quantidade de macacos-prego, comuns no local. Mesmo com as diversas placas existentes no parque, muitas pessoas insistem em alimentá-los, prática proibida e que é prejudicial à saúde dos animais e à natureza. Quando são alimentados por humanos os macacos ficam acomodados e desistem de procurar alimento em outros locais, deixando de cumprir uma importante função e contribuindo para o desequilíbrio do ecossistema.

LEIA TAMBÉM: Macaco com lata presa na mão é visto em propriedade

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.