Categories: Saúde

Cuidados com a pele devem ser parte da rotina

A cena é clássica: depois de passar o dia na praia ou na piscina, começam a surgir as reclamações de ardência. Mesmo que tenha sido apenas esquecimento de reaplicar o filtro, as queimaduras não dão trégua e garantem dias de agonia, nos mais diversos graus de intensidade. E mesmo quem não aproveitou o sol à beira-mar pode sentir os efeitos na pele, apenas pelo dia a dia de vivenciar a estação mais quente do ano. E agora, com o verão indo embora, o que fazer para recuperar a saúde da pele antes da chegada do frio?

Hidratação é a resposta, conforme a dermatologista Tallita Perassoli. “Quando nos deparamos com a queimadura da pele, o mais importante é manter a hidratação geral, tanto do corpo, com ingestão de muita água, quanto da pele, com cremes hidratantes”, explicou a profissional. O ideal, é claro, é conseguir manter a pele saudável no verão e em todas as estações. Para isso, o filtro solar é indispensável, além de ser o aliado perfeito para a recuperação. “Não pode esquecer do protetor solar durante o dia, pois o local que apresenta queimadura é mais suscetível a manchas.”

Para recuperar a pele enquanto se despede do verão, aposte, portanto, em ingerir muita água, usar cremes hidratantes para o rosto e o corpo e em sabonetes neutros – o sabonete para o rosto precisa ser específico para essa região. “A água do banho deve ser morna ou até mesmo gelada. Banhos rápidos, sabonetes mais hidratantes, sem muito cheiro ou cor, e um hidratante que devolva a barreira de proteção que a pele acaba perdendo no verão são essenciais para que a recuperação aconteça mais rapidamente”, detalhou a dermatologista.

Publicidade

E depois de a pele estar recuperada?

Aí é só alegria – sem jamais deixar os cuidados de lado, já que a incidência de sol precisa de atenção durante o ano todo. Uma grande aposta de cuidado, e que pode ser até bem divertida de fazer, é a esfoliação. Existem opções de receitas caseiras e simples, com ingredientes bem acessíveis. Conforme a dermatologista Tallita Perassoli, a esfoliação deve ser feita em peles já íntegras e recuperadas. “A esfoliação remove células mortas, e podemos utilizá-la a cada 15 dias”, disse.

E mesmo nos dias entre as esfoliações não se pode descuidar da pele. Segundo Tallita, o ideal é manter sempre os cuidados básicos com a pele do corpo e do rosto. “Protetor solar adequado ao tipo de pele e hidratação, sempre após a limpeza, garantem uma pele protegida.” Manter a pele saudável e bonita, afinal, não é complicado e requer apenas alguns minutos diários de autocuidado. Encaixados na rotina, os 15 minutos do skin care podem fazer toda a diferença e evitar o surgimento de outros problemas.

Publicidade

ESFOLIANTE CASEIRO

Ingredientes
– 200 gramas de açúcar
– 1 xícara de chá de óleo de coco
– 1 colher de hidratante

Preparo
Misturar todos os ingredientes em um recipiente. Aplicar no corpo com movimentos circulares leves. Depois, retirar a mistura com água morna. Para completar o cuidado, aplicar hidratante no corpo.

Publicidade

Foto: Pixabay

 

 

Exposição é perigosa

Publicidade

Os cuidados não garantem apenas a beleza e o bem-estar, mas principalmente a saúde da pele. São diversos os problemas que podem acometer o corpo com a exposição intensa ao sol, em todas as estações, desde leves queimaduras até o câncer de pele. Este último é o tipo mais comum de câncer no mundo, conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

A entidade lembrou, em campanha no ano passado, que o “sol é bom para a saúde, mas, em excesso, pode provocar envelhecimento precoce, lesões nos olhos e câncer de pele.” Segundo o instituto, os casos de câncer de pele não melanoma são menos frequentes e menos graves, apesar de poderem causar deformações.

O melanoma, no outro extremo, é mais raro e pode até levar à morte. Conforme dados do Inca, o Rio Grande do Sul tem uma taxa estimada para 2020 de 3,89 casos de melanoma maligno da pele para cada 100 mil homens, enquanto para as mulheres a taxa é de 2,84.

Publicidade

Por isso, é importante lembrar de reaplicar o filtro solar a cada duas horas, durante a exposição solar, e após mergulho ou grande transpiração. Mesmo filtros solares à prova d’água devem ser reaplicados, conforme o Inca. “A exposição intensa ao sol ainda pode diminuir a imunidade e, com isso, ficarmos mais vulneráveis a lesões de herpes, aumento dos fungos da pele, piora da acne, manchas de pele do sol ou de alimentos como o limão”, lembrou a dermatologista Tallita Perassoli.

Foto: Pixabay

 

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.