Estamos a poucas semanas do Natal e do Ano Novo, períodos em que a maioria das pessoas exagera tanto no consumo de alimentos como na ingestão de bebidas alcoólicas. As consequências dos excessos podem ser graves à saúde do coração. Alimentos ricos em gordura saturada, por exemplo, fazem mal ao órgão, pois contribuem para aterosclerose, uma vez que aumentam o colesterol ruim no sangue e deposita gordura nas artérias. O excesso na manteiga, nas banhas ou no sal também são prejudiciais. Este último eleva a pressão arterial, endurece as artérias e prejudica a função renal, contribuindo para o infarto e derrame.
Outro ponto importante é ter atenção ao tipo de carne que você vai comprar para o churrasco de final de ano. Carnes gordas como cupim, costela, picanha e linguiça são responsáveis por bloquear a metabolização do colesterol ruim no fígado, o que entope as artérias.
Já a bebida alcoólica abre o apetite e faz as pessoas comerem sem parar. Dessa forma, fica fácil exceder no consumo dos alimentos. Além disso, a ingestão em grande quantidade causa o enfraquecimento das células musculares cardíacas, fechamento das artérias e até arritmias. Portanto, fuja dos alimentos extremamente gordurosos e ricos em açúcar e hidrate-se com muita água.
Publicidade
This website uses cookies.