Faltando apenas três dias para o começo do Encontro de Arte e Tradições Gaúchas (Enart), que acontece no Ginásio Poliesportivo, em Santa Cruz do Sul, os dois CTGs santa-cruzenses que competirão na principal categoria do festival, Danças Tradicionais Força A, intensificam a preparação. Rincão da Alegria, que ficou de fora da disputa no ano passado, e Lanceiros de Santa Cruz, que foi campeão da etapa inter-regional do festival, em Venâncio Aires, prometem fazer bonito e contam com a torcida dos santa-cruzenses.
O CTG Lanceiros de Santa Cruz, que fez a pré-estreia no último sábado, 12, na própria sede, promete levar para a disputa o tema “Eine Schützenfest in Santa Cruz do Sul”, ou, em português, “uma festa de atiradores em Santa Cruz do Sul”. “É um tema que faz parte da cultura germânica. É um tema bacana, que vai agradar todos do município”, comentou o instrutor do CTG, Jeandro Barrios.
Para fazer bonito no Enart, o grupo vem ensaiando de três a quatro vezes por semana, a partir das 22h30 e sem horário pra acabar, sob responsabilidade de Barrios, Ana Cláudia Morcelli e Rodrigo Gil. “É um período intenso, de muito cansaço, pessoal ‘se puxando’ bastante para esta final. Estamos muito felizes, muito focados. Não vai ser fácil, a peleia vai ser bonita”, projetou Barrios. O objetivo da invernada adulta do Lanceiros é estar entre os 20 grupos que dançarão no domingo. O grupo é composto por cerca de 30 dançarinos.
Publicidade
Já o CTG Rincão da Alegria, que fez a pré-estreia também no último sábado, 12, no Pavihão Central da Oktoberfest, tem como tema de entrada e saída “quando o campo se urbaniza”. A proposta é baseada no conto de Paulo Gonçalves, que participou do Enart em 2005. Na parte inicial, o personagem Nego deixa o campo por necessidade, para trabalhar na cidade. Já na porção final, Nego encontra o CTG, local que representa o campo no meio urbano. “É um assunto atual. Todos os dias, pessoas que vivem no interior precisam ir para a cidade por falta de oportunidade. Vamos utilizar o conto como enredo”, explica o instrutor Eliçon Rodrigues.
“O grupo foi reformulado, há muitos estreantes. Mas na inter-regional esse pessoal já conseguiu sentir como é dançar para um grande público. Estamos confiantes”, complementa. A música de entrada é a milonga Quando o campo se urbaniza e a de saída é o chamamé Templo aos campeiros.
O CTG Lanceiros de Santa Cruz faz parte do bloco um e se apresenta na noite de sexta-feira, 18. Já o Rincão da Alegria faz sua apresentação no evento na noite de sábado, 19. (Confira a ordem das apresentações clicando aqui)
Publicidade
ASSISTA ENTREVISTA EM VÍDEO:
Publicidade
This website uses cookies.