ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

CTGs da região se preparam para o inédito Festival dos Festivais

Da região, participarão do evento inédito os CTGs Lanceiros de Santa Cruz, Candeeiro da Amizade (na foto), de Vera Cruz, e Sinuelo da Liberdade, de Encruzilhada do Sul

Os centros de tradições gaúchas (CTGs) da região se preparam para o evento inédito do tradicionalismo gaúcho, que acontece entre os dias 13 e 15 deste mês. Intitulado de Festival dos Festivais, iniciativa do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o evento reunirá os melhores das últimas cinco edições do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), Festival Gaúcho de Danças (Fegadan) e Festival Gaúcho de Chula (Fegachula). Somente as modalidades individuais terão competição com premiações.

O festival será concentrado no Ginásio Poliesportivo Arno João Frantz, onde até 2 mil pessoas poderão estar presentes, entre espectadores, participantes e trabalhadores. O passaporte para os três dias ficou definido em R$ 100,00. Já para um único dia, o valor será R$ 50,00. Além disso, para a entrada no Parque da Oktoberfest, a organização vai solicitar a doação de um quilo de alimento não perecível. A carteira de vacinação atualizada é item obrigatório para todos. O Festival dos Festivais também será transmitido ao vivo nas páginas oficiais do MTG.

Publicidade

As apresentações dos grupos de danças serão intercaladas por exibições dos chuleadores e pelos participantes das demais categorias: danças gaúchas de salão, gaita, violino ou rabeca, violão, viola, conjunto vocal, conjunto instrumental, intérprete, declamação, trovas, pajada, causo e concurso literário.

Publicidade

LEIA MAIS: Festival dos Festivais: saiba como deve ser o Enart neste ano

Das invernadas de dança são três CTGs da região que participam do Festival dos Festivais: o CTG Lanceiros de Santa Cruz, o CTG Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz, e o CTG Sinuelo da Liberdade, e Encruzilhada do Sul.

Rotina de ensaios

CTG Lanceiros retoma apresentação de 2010

Convidado a participar do evento, o CTG Lanceiros de Santa Cruz retomará a apresentação de 2010, que contou a história da construção da Catedral São João Batista. O patrão do CTG, Luciano de Oliveira Pereira, disse em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM que o grupo está trabalhando intensivamente, já que, neste ano, os ensaios iniciaram de última hora, em setembro.

Publicidade

“O pessoal da nossa invernada adulta que participa das danças tradicionais Força A está ensaiando muito. Conseguimos mobilizar o grupo mesmo nesse período tão difícil. Mas com a união de esforços a gente conseguiu montar um grupo grande, coeso e experiente que participou de várias edições do Enart.” 

Publicidade

Embora o Festival dos Festivais não tenha premiação, o evento é importante para o movimento tradicionalista. “É muito salutar esse festival, para nós é muito bom e para a cidade também. Aos poucos é preciso ir retornando, tem que voltar ao normal, e para o CTG isso é rotina. Voltar aos ensaios e poder demonstrar nosso trabalho é muito bom.” A apresentação do Lanceiros será no domingo, 14, às 8h20.

LEIA MAIS: ÁUDIO: ‘Nossa decisão é realizá-lo’, diz novo presidente do MTG sobre o Enart

Foto: Rafaelly Machado

Candeeiro da Amizade pronto para pisar no tablado da elite

Publicidade

Campeão na Força B em 2019, no Enart, o CTG Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz, preparava-se para estrear na elite do evento em 2020. No entanto, a pandemia adiou o sonho. Em 2021, o evento foi confirmado, mas não haverá disputa entre as invernadas, em razão dos protocolos sanitários adotados ao longo dos últimos meses, o que inviabilizou as fases regionais classificatórias.

Publicidade

Segundo o coordenador artístico da invernada adulta do Candeeiro, Frederico Rech Gassen, o ânimo é grande entre os integrantes para estar na pista do Ginásio Poliesportivo, onde dançam os melhores CTGs. “O fato de não ser competição não é visto de forma negativa. Cerca de 80% do grupo nunca pisou no tablado da A. Vai ser uma experiência diferente, excelente”, diz Gassen. A apresentação do grupo de Vera Cruz será no dia 13 de novembro, às 20h45.

Com algumas modificações, o Candeeiro vai fazer uma reapresentação da história da lenda do Boi-Bumbá. O tema foi vitorioso na Força B em 2019. Será somente a dança de entrada, no tempo de 20 minutos.

Publicidade
Definição do Enart sai após eleição do MTG

Publicidade

Foto: Rafaelly Machado

CTG Sinuelo da Liberdade

O grupo adulto do CTG Sinuelo da Liberdade recebeu o convite e estará presente no maior palco da dança gaúcha, representando a história e Encruzilhada do Sul no Festival dos Festivais. A apresentação está prevista para acontecer na madrugada do dia 14 para o dia 15, à 1 hora. De acordo com o patrão do CTG Sinuelo da Liberdade, Adriano Coelho, o grupo está realizando intensivos ensaios nos fins de semana. 

O evento, conforme o patrão, é uma vitória para o movimento tradicionalista gaúcho. “É uma celebração à vida, essa é a verdade. Porque ficamos quase dois anos parados sem poder fazer nada, e tememos não poder voltar mais. Agora já estamos conseguindo trabalhar e fazer o que mais gostamos. É uma satisfação muito grande, uma alegria enorme.”

O grupo adulto do CTG Sinuelo da Liberdade apresentará as danças o Tatu de Castanholas, a chimarrita e o balaio. Todas já foram apresentadas em outras edições do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha e as três foram exibidas, também, durante a finalíssima do Enart em 2018.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Manoelito Savaris assume presidência do MTG

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

© 2021 Gazeta