O CTG Tropeiros da Amizade de Santa Cruz do Sul está com nova patronagem. A posse dos responsáveis pelas atividades da instituição foi realizada na noite da última terça-feira, 14, com jantar-baile e formatura das crianças integrantes do projeto de danças mirins. Após mais de três anos, Juliano Brum Ottes passou o posto à nova patroa, Rosemara Paz da Silva, em uma cerimônia acompanhada pela comunidade tradicionalista e por autoridades, como a coordenadora da 5ª Região Tradicionalista, Marisa Rossa, e o secretário municipal de Cultura, Marcelo Corá. Na ocasião, também foi comemorado o 67º aniversário do CTG.
Professor concursado do Município desde 2007 e atual diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Emanuel, Ottes foi patrão do Tropeiros da Amizade por duas gestões, ambas durante a pandemia da Covid-19. Teve grande atuação no fortalecimento das invernadas artísticas mirins e juvenis, com destaque para o quinto lugar em 2022 e o segundo lugar geral em 2023 no 19º Concurso Estadual de Danças Tradicionalistas Categoria Juvenil (JuvEnart), realizado em julho, em Restinga Sêca.
LEIA TAMBÉM: Invernada Adulta do Candeeiro da Amizade encanta em pré-estreia para o Enart 2023
Publicidade
“Assumi naquele período difícil da pandemia. Foi um trabalho de muita garra e muita fibra”, salientou Ottes. Ele agradeceu por todo o empenho dos demais integrantes da patronagem, comunidade, familiares e sócios que não mediram esforços para fortalecer as invernadas, hoje vistas por ele como o carro-chefe do CTG. “Acredito que deixo um legado de crescimento desses grupos e de ter conseguido fazer a instituição continuar funcionando no período pós-Covid. Foi um grande desafio.” Para o futuro, ele pretende tirar um tempo para descansar e afirma não ter dúvidas sobre a capacidade e a competência da nova diretoria.
Já a patroa eleita, Rosemara Paz da Silva, começou as atividades no Tropeiros da Amizade em 2015, quando inscreveu a filha Natália na invernada pré-mirim. Em 2017, se tornou coordenadora da invernada mirim e participou ativamente das atividades da invernada juvenil. Foi ainda prenda veterana por duas gestões, tesoureira da invernada veterana, agregada de pilchas e sota capataz por quase três gestões. Ela vai comandar no biênio 2023/24.
LEIA TAMBÉM: Enart contará com dez palcos para apresentações; confira novidades
Publicidade
Rosemara enfatiza o trabalho realizado junto à invernada juvenil e os resultados obtidos nos últimos três anos como um dos pontos de partida para o trabalho à frente do CTG. Outros objetivos são manter as boas colocações no JuvEnart e no Festival Estadual Tradicionalista Xiru e Veterano (Festxiru), bem como dar continuidade ao projeto de danças mirins. “Além disso, se tudo der certo, queremos estar no Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) do ano que vem”, afirmou, sem esconder a expectativa.
Por iniciativa do peão Robert de Melo, da invernada adulta, o CTG Tropeiros da Amizade iniciou em agosto deste ano o projeto de danças mirins com mais de 100 crianças, divididas em três turmas. Ao longo desses três meses, elas aprenderam danças tradicionais, como maçanico, pezinho, caranguejo, vaneira e valsa. Durante a cerimônia, foi realizada a formatura dessas três turmas, com a presença dos padrinhos e a entrega dos certificados de conclusão do curso. Por fim, se apresentaram à plateia ao som de Igor Matheus e Grupo Sina de Gaiteiro
LEIA TAMBÉM: Em clima de Enart, estudantes praticam a dança através do projeto Heróis Farroupilhas
Publicidade
LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.