Santa Cruz do Sul

CTG Tropeiros da Amizade se prepara para o JuvEnart

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropeiros da Amizade, de Santa Cruz do Sul, apresentou no último sábado, 15, as novas coreografia e indumentária que a Invernada Juvenil levará para as próximas competições, como rodeios, saraus e o JuvEnart.

O público de mais de 400 pessoas acompanhou o espetáculo que enfatizou a fé representada pela cruz, abrangendo todos os rituais religiosos. Ao longo dos anos, o símbolo acompanha a invernada como uma homenagem ao Morro da Cruz. A retratação da Catedral São João Batista e a Oktoberfest também estão presentes, como forma de unir passos de dança alemã com a cultura gaúcha.

LEIA TAMBÉM: Fase regional do Enart será em Encruzilhada do Sul

Publicidade

No enredo apresentado pelo CTG, neste ano juntaram-se as cruzes Cristã e a Missioneira. A música Duas Cruzes foi composta por Juliano Eloy e Jadir Filho. A coreografia é de autoria de Ederson Vergara. A parte técnica está a cargo do instrutor Anderson dos Santos e da instrutora Carina Severo. A passagem do tempo é representada pelos sapateios, sarandeios, expressões de garra, luta e fé.

Todo o trabalho é acompanhado pela patroa Rosemara Paz da Silva, o capataz Leonardo Gassen e pela coordenadora cultural, Maria Viviane Teixeira. Segundo o instrutor Anderson, nos últimos dois anos buscou-se valorizar aspectos locais. “Agora englobamos a cruz no sentido universal, filosófico, espiritual, numa apresentação para passar a fé que todos nós temos neste símbolo que é a cruz”, explica. 

LEIA TAMBÉM: Shows nacionais da Oktoberfest devem ser anunciados nas próximas semanas

Publicidade

A Invernada Juvenil é coordenada por Hellen Hirsch. Ao todo, são 13 peões e 19 prendas. Os ensaios são realizados nas quintas-feiras. A próxima fase regional do JuvEnart vai ocorrer em Encruzilhada do Sul.

Já entre 9 e 13 de outubro, o grupo se deslocará a Restinga Seca para representar Santa Cruz no maior concurso de danças gaúchas do Rio Grande Sul. No ano passado, a Invernada conquistou o vice-campeonato.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.