Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

TRADICIONALISMO

CTG Tropeiros da Amizade se prepara para o JuvEnart

Ao todo, 13 peões e 19 prendas integram o grupo da Invernada Juvenil do Tropeiros

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropeiros da Amizade, de Santa Cruz do Sul, apresentou no último sábado, 15, as novas coreografia e indumentária que a Invernada Juvenil levará para as próximas competições, como rodeios, saraus e o JuvEnart.

O público de mais de 400 pessoas acompanhou o espetáculo que enfatizou a fé representada pela cruz, abrangendo todos os rituais religiosos. Ao longo dos anos, o símbolo acompanha a invernada como uma homenagem ao Morro da Cruz. A retratação da Catedral São João Batista e a Oktoberfest também estão presentes, como forma de unir passos de dança alemã com a cultura gaúcha.

LEIA TAMBÉM: Fase regional do Enart será em Encruzilhada do Sul

Publicidade

No enredo apresentado pelo CTG, neste ano juntaram-se as cruzes Cristã e a Missioneira. A música Duas Cruzes foi composta por Juliano Eloy e Jadir Filho. A coreografia é de autoria de Ederson Vergara. A parte técnica está a cargo do instrutor Anderson dos Santos e da instrutora Carina Severo. A passagem do tempo é representada pelos sapateios, sarandeios, expressões de garra, luta e fé.

Todo o trabalho é acompanhado pela patroa Rosemara Paz da Silva, o capataz Leonardo Gassen e pela coordenadora cultural, Maria Viviane Teixeira. Segundo o instrutor Anderson, nos últimos dois anos buscou-se valorizar aspectos locais. “Agora englobamos a cruz no sentido universal, filosófico, espiritual, numa apresentação para passar a fé que todos nós temos neste símbolo que é a cruz”, explica. 

LEIA TAMBÉM: Shows nacionais da Oktoberfest devem ser anunciados nas próximas semanas

Publicidade

A Invernada Juvenil é coordenada por Hellen Hirsch. Ao todo, são 13 peões e 19 prendas. Os ensaios são realizados nas quintas-feiras. A próxima fase regional do JuvEnart vai ocorrer em Encruzilhada do Sul.

Já entre 9 e 13 de outubro, o grupo se deslocará a Restinga Seca para representar Santa Cruz no maior concurso de danças gaúchas do Rio Grande Sul. No ano passado, a Invernada conquistou o vice-campeonato.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.