Santa Cruz do Sul

CTG Lanceiros começa as visitas a partir do dia 26

Desde a sua fundação, em 1963, o CTG Lanceiros mantém viva a tradição do Terno de Reis em Santa Cruz do Sul. Neste ano, as visitas à comunidade terão início na próxima quinta-feira, 26. Até 6 de janeiro, Dia de Reis, um grupo de voluntários levará música, animação e também mensagens de amor, paz, prosperidade e união entre as famílias para o novo ano que se aproxima. A cantoria marca a jornada dos três reis magos, que foram ao encontro do Menino Jesus após o nascimento dele.

Conforme a integrante do departamento artístico do CTG Lanceiros, Leila Figueiredo, que coordena o Terno de Reis há mais de 15 anos juntamente com o marido, Roni Ferreira Nunes, atualmente a entidade, localizada no Bairro Schulz, é a única que segue a tradição no município. Ela adianta que de dez a 12 voluntários, acompanhados do patrão Aquiles Severo, irão participar do terno. “As pessoas já esperam ansiosas pela visita. Muitos nos pedem para ir até as casas”, comenta Leila.

LEIA TAMBÉM: Último dia para garantir os presentes e produtos da ceia de Natal

Publicidade

Pilchados, os voluntários do CTG cantam, em ritmo de vanera, a música de entrada e saída. A cantoria é acompanhada ao som de pandeiro, gaita, violão, reco-reco e triângulo.

“A música foi composta há muitos anos, em Encruzilhada do Sul, por um grupo de amigos. Quem a trouxe para cá foi um antigo membro do CTG, Marciliano Rodrigues. Ele e dois amigos – Ernestor Cardoso e Horácio Barrios –, também ex-integrantes do Lanceiros, musicaram a letra que é cantada até hoje”, conta Leila.

LEIA TAMBÉM: Secretaria da Saúde recebe doação de equipamentos feita pelo Sesi-RS

Publicidade

A previsão é de que dez a 15 casas sejam visitadas por noite, exceto no dia 31, quando não haverá programação. “Visitamos amigos, associados do CTG, casas geriátricas e a Asan. A ideia é passar por todos os bairros da cidade, conforme os agendamentos.” Observa que tudo é feito de forma voluntária. “Muitas pessoas, no entanto, fazem doações e revertemos esses valores em investimentos para o CTG.”

Para saber

A cantoria do Terno de Reis é uma festividade antiga, trazida pelos colonizadores portugueses e que está presente em diversos estados brasileiros. De modo geral, faz referência à história bíblica dos três reis magos e ao nascimento de Cristo por meio de músicas cantadas nas residências durante a noite.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Cláudia Priebe

Cláudia Priebe é natural de Candelária (RS). Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) desde 2005, onde também concluiu especialização MBA em Agronegócios, em 2008, começou a atuar na área ainda em 2002. Sua primeira experiência foi no meio impresso, no Jornal de Candelária, local em que, por mais de dois anos, desenvolveu atividades como repórter, fotógrafa e revisora. Entre 2005 e 2008 atuou no grupo das Rádios Sobradinho AM 1110 e Jacuí FM 97,3, em Sobradinho (RS). Nesse período desenvolveu atividades como redatora, repórter de rua, locutora e produtora de programas jornalísticos, além de fazer apresentações de eventos promovidos pelas duas emissoras. Em 2008 retornou para o meio impresso, desta vez para o jornalismo especializado, e atuou como jornalista freelancer da Editora Gazeta, da Gazeta Grupo de Comunicações. De 2009 a 2015 integrou a equipe da Folha de Candelária, também em Candelária, tendo acumulado as funções de repórter, fotógrafa, revisora e subeditora nos três primeiros anos e a edição geral, coordenando uma equipe de outros quatro repórteres, nos três anos finais. Nesse mesmo período prestou serviços para a Cassol Publicidade e Propaganda, de Candelária, na redação semanal das sessões da Câmara de Vereadores de Candelária. Entre os anos de 2015 a 2023 atuou como assessora de imprensa do Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Cruz do Sul, sendo responsável pela comunicação interna e externa da entidade, bem como pela produção e edição de materiais gráficos diversos. Em 2023 retornou para a Gazeta Grupo de Comunicações, onde atualmente se dedica à produção e edição de conteúdo para os cadernos especiais do jornal Gazeta do Sul e de conteúdos patrocinados para o Portal Gaz, atendendo clientes de segmentos como comércio, indústria e prestação de serviços. Eventualmente, atua, também, como revisora do jornal.

Share
Published by
Cláudia Priebe

This website uses cookies.