Mal amanhecia o domingo, quando, às 6 horas, a equipe do CTG Planalto Lageano, de Lages, chegava ao Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. O grupo vindo de Santa Catarina será o primeiro de fora do Rio Grande do Sul a dançar no palco Enart. A apresentação deles no Festival dos Festivais acontece neste domingo, 14, às 19 horas, no Ginásio Poliesportivo.
Utilizando o Pavilhão Central para fazer as maquiagens, cabelos e preparar outros detalhes para a dança, os integrantes mostraram-se ansiosos mas, sobretudo, honrados em poder participar do Festival dos Festivais. “Estamos vindo com um grupo de 16 pares. É uma expectativa grande, porque é a primeira vez e sabemos da importância que tem esse festival para a cultura gaúcha e a projeção que dá para os grupos”, salienta o patrão geral do CTG, João Maria Telles.
O Planalto Lageano é o primeiro CTG fundado em Santa Catarina e tem 62 anos de história. O instrutor de dança Anderson Pereira conta que o grupo dançará a Jardineira, que em Santa Catarina se chama Arco de Flores. “É uma dança do litoral que é dançada até hoje. Vamos abrir com ela e dançar com dois mastros. É um festejo em Santa Catarina onde começam os bailes. Então também vamos fazer abrindo nosso baile.”
Publicidade
LEIA MAIS: AO VIVO: acompanhe o que está acontecendo agora no Festival dos Festivais
Pereira explica que sempre acompanhou o Enart pela internet e, em 2012, ele foi um dos avaliadores do festival. “Era algo que, se não tivesse o Festival dos Festivais, no máximo estaríamos na arquibancada assistindo. Agarramos com unhas e dentes porque foram quase dois anos parados e foi uma maneira de trazermos motivação para a entidade.”
Vanessa Schneider, de 46 anos, é uma das integrantes do CTG Planalto Lageano. Na manhã deste domingo, ela era preparada pelo cabeleireiro Dionatan Nunes, de 27 anos, que também estará no palco. “Animação total, é um orgulho para a entidade representar Santa Catarina aqui, está sendo um grande marco”, conta a dançarina.
Publicidade
Responsável pela maquiagem de oito mulheres e mais a dela, Amanda Bianchini, de 22 anos, relata que este é um dia memorável. “É uma grande satisfação estarmos aqui, tanto para dançarinos, quanto para quem vai assistir. É um momento único participar desse evento que é tão esperado e dançar nesse palco que é tão visualizado por nós.”
LEIA TAMBÉM: Festival dos Festivais: confira a programação completa para este domingo
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.