A Comunidade Terapêutica (CT) Recomeçar, de Santa Cruz do Sul, está pedindo ajuda para conseguir manter a estrutura que atende alcoolistas e dependentes químicos do município e de outros lugares da região e do Estado. De acordo com a diretoria da CT, as dificuldades financeiras são decorrentes da redução de encaminhamentos de pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD).
Como a CT Recomeçar sobrevive financeiramente dos pacientes particulares e do convênio com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, que paga por diárias, a redução de encaminhamentos diminui também o repasse à Comunidade. Representantes da CT estiveram nessa segunda-feira, 19, na Câmara de Vereadores para tratar sobre possíveis auxílios. “Ajudaria se a gente pudesse ser contemplado com alguma sobra de verba da Câmara. Em função desse menor número de pacientes, ficaram pendências e precisamos sanar dívidas”, explica o administrador da entidade, Roberto Moura.
LEIA TAMBÉM: Dependência e mulheres: um tabu a ser vencido
Publicidade
Além de manter toda a estrutura física, há também os custos com os profissionais que lá trabalham. “Essa redução vem de um ano para cá, porque nos últimos anos sempre tínhamos uma média de 20 internações. Agora temos sete pelo convênio com o Município. Além do custo da manutenção, tem a folha de pagamento, muita gente acaba trabalhando por amor”, diz o psicólogo da CT Recomeçar, Antônio Weber.
Segundo nota da Secretaria Municipal de Saúde, os encaminhamentos para comunidades terapêuticas ocorrem por interesse do paciente, com uma avaliação para saber se ele tem condições de ser encaminhado. A escolha da comunidade costuma ser feita pelo paciente, a partir de preferências, como tempo de permanência, localização geográfica e histórico de idas anteriores.
LEIA TAMBÉM: Dale Bike: ação entrega alimentos à Comunidade Terapêutica Recomeçar
Publicidade
Ainda conforme a pasta, em Santa Cruz há duas possibilidades de encaminhamento: vagas reguladas pelo Estado, por meio da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, com financiamento pelo SUS, ou via convênio particular da Prefeitura com a CT Recomeçar. Em nota, a Secretaria de Saúde recomendou que a CT se habilite no sistema SUS, assim como outras instituições do Estado.
A Câmara de Vereadores encaminhou, nessa segunda-feira, 19, um ofício à prefeita Helena Hermany solicitando que parte do saldo remanescente do orçamento do Legislativo seja destinada à CT Recomeçar. De acordo com a Prefeitura, a questão será analisada pela Procuradoria-Geral do Município em relação à viabilidade.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.