A última rodada da primeira fase do Campeonato Gaúcho foi eletrizante do início ao fim. Com todos os seis confrontos tendo algo em disputa, a classificação geral foi alterada diversas vezes na tarde deste domingo, 11, definindo classificados e rebaixados para a Série A2 do Estadual.
Na luta contra o rebaixamento, pior para Cruzeiro e São Paulo de Rio Grande. O primeiro acabou derrotado pelo Caxias por 1 a 0, em Gravataí, e se despede da elite antes mesmo da inauguração de sua nova arena, em Cachoeirinha. Já a equipe rubro-verde amargou a pior campanha, com a derrota por 2 a 1 para o Brasil de Pelotas, no Aldo Dapuzzo.
O Novo Hamburgo, que também corria risco de queda, escapou. A equipe do técnico Beto Campos, campeã em 2017, foi uma das decepções da competição, assim como o Juventude, que ficou no 0 a 0 com o Veranópolis no Alfredo Jaconi e ficou de fora do mata-mata, amargando a modesta nona colocação.
Publicidade
A melhor campanha ficou com o Xavante, que somou 21 pontos na primeira fase, seguido pelo Caxias. É o segundo ano consecutivo em que equipes do interior figuram nas primeiras colocações da fase inicial do Gauchão.
Classificação final
1º Brasil de Pelotas – 21
2º Caxias – 20
3º Internacional – 18
4º São José – 17 (5v)
5º Veranópolis – 17 (4v)
6º Grêmio – 16
7º Avenida – 15
8º São Luiz – 14
9º Juventude – 13
10º Novo Hamburgo – 10
11º Cruzeiro – 9
12º São Paulo – 6
Confrontos das quartas de final
Brasil de Pelotas x São Luiz – ida em Ijuí, volta no Bento Freitas
Caxias x Avenida – ida nos Eucaliptos, volta no Centenário
Internacional x Grêmio – ida na Arena, volta no Beira-Rio
São José x Veranópolis – ida no Antônio David Farina, volta no Passo D’Areia
Publicidade