Poucas pessoas sabem que a ponte seca, junto ao 7º BIB em Santa Cruz do Sul, chama-se Viaduto Marabá. É uma homenagem ao empresário Rubem Milton Tatsch (de apelido Marabá), que morreu atingido por um carro-motor naquele cruzamento.
O acidente foi em 17 de dezembro de 1950, um domingo, e gerou muitos protestos, até o Daer confirmar a construção de uma elevada. Tatsch foi fundador do Expresso Marabá. Tinha 26 anos e deixou a esposa Iris Caspary Tatsch e o filho Luiz Fernando, com sete meses.
O carro-motor (unidade rápida da Viação Férrea) já havia causado outros acidentes. Os motoristas só viam a aproximação do trem quando já estavam muito próximos do cruzamento.
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A Rua Marechal Floriano, antes de existir a ponte, ficava no mesmo nível do trilho do trem (hoje Avenida Paul Harris) e da Avenida Euclydes Kliemann. Para viabilizar o viaduto, o leito da Floriano foi elevado a partir do portão do 7º BIB (na época, era o 8º RI).
A diferença no nível da rua ainda pode ser observada pelas casas parcialmente escondidas ao lado da loja de artigos militares. Escadas de pedras facilitavam a ligação entre as partes altas e baixas.
A ponte seca foi inaugurada em 20 de março de 1954, com a presença do governador Ernesto Dorneles; secretário de Obras, Leonel Brizola; prefeito Arthur de Jesus Ferreira e outras autoridades. Em seu discurso, o deputado Siegfried Heuser pediu que a ponte fosse chamada de Viaduto Marabá, em homenagem a Tatsch.
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Com a extinção da linha férrea, o leito dos trilhos virou a Av. Paul Harris. Como a passagem por baixo do viaduto era estreita para carros e caminhões, a antiga elevada de pedras foi implodida em 18 de agosto de 1990. No seu lugar, foi construído um viaduto em concreto.
Pesquisa: Arquivo da Gazeta do Sul
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