Categories: Geral

Cristo Redentor será iluminado de laranja em ação contra o câncer de pele

Com o slogan Cristo Redentor adverte: se exponha, mas não se queime. A Arquidiocese do Rio de Janeiro está se unindo ao movimento Dezembro Laranja, pela conscientização sobre os riscos do câncer de pele. Neste sábado, 2, o monumento do Cristo Redentor vai receber iluminação laranja, das 17 às 19 horas, para também alertar a sociedade para os riscos de contrair a doença.

Segundo informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro, a iniciativa também  está vinculada ao Movimento Dezembro Laranja, promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), desenvolvida desde 2014, com a implementação de ações voltadas à conscientização sobre as necessidades da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, incluindo a importância da fotoproteção para a redução dos riscos.

Além da iluminação do Cristo Redentor, até as 15 horas deste sábado cerca de 3 mil dermatologistas voluntários estiveram prestando atendimento, esclarecimentos e aconselhamentos quanto a importância de adotar medidas preventivas.

Publicidade

A incidência da doença

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que todos os anos surgem mais de 176 mil casos da câncer de pele, o de maior incidência no país. Pela primeira vez este ano a campanha vai continuar durante todo o verão, trazendo diferentes ações voltadas para a população, tanto na internet, como nas ruas, praias e parques.

Com o slogan  “Se exponha, mas não se queime”, a campanha pretende conscientizar e educar as pessoas sobre os riscos do câncer de pele decorrentes da exposição excessiva ao sol sem proteção, lembrando que o filtro solar não é o único cuidado contra a radiação ultravioleta.

Publicidade

A mensagem visa atingir, sobretudo, quem trabalha sob sol, pessoas em seu cotidiano profissional e em momentos de lazer. “Queremos divulgar para a população, especialmente para os trabalhadores que desempenham suas funções expostas ao sol, como carteiros, vendedores ambulantes, operários da construção civil, feirantes e outros, sobre as  medidas de preventivas”, ressalta o presidente da SBD, José Antonio Sanches.

A recomendação é de que se use equipamentos de proteção individual, chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas que cubram boa parte do corpo e protetores solares com fator mínimo de proteção solar 30, principalmente nos horários de maior insolação: das 10 às 16 horas.

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.