Regional

Cristo Protetor de Encantado coloca Estado como novo ícone nacional do turismo religioso

De braços abertos para o céu, com o Vale do Taquari sob seus pés, foi oficialmente inaugurado nesse domingo, 6, a escultura monumental que ergue-se como marco de uma nova era para o turismo gaúcho e para a fé que move gerações: o Cristo Protetor de Encantado. O governador Eduardo Leite e o vice-governador, Gabriel Souza, participaram da solenidade de abertura do monumento, que já é considerado um novo cartão-postal gaúcho. Maior do Brasil em sua categoria, a estátua simboliza também a força do turismo religioso no Estado e a fibra espiritual e cultural dos gaúchos enquanto povo que acredita, acolhe e segue em frente. 

A solenidade começou com uma missa celebrada por dois importantes representantes da Igreja: o Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, cardeal Jaime Spengler, e o cardeal Silvano Maria Tomasi, delegado especial dos Cavaleiros de Malta — uma ordem católica milenar, reconhecida internacionalmente por sua atuação humanitária e diplomática. Durante a celebração, foi lida uma mensagem enviada pelo Papa Francisco.

LEIA TAMBÉM: Feira movimenta e valoriza os talentos locais do Loteamento Nova Santa Cruz

Publicidade

A missa também homenageou as vítimas do trágico acidente de trânsito em Imigrante, com o ônibus que levava estudantes e professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Sete pessoas morreram. 

Símbolo de fé, esperança e reconstrução

Com 43,5 metros de altura — superando o Cristo Redentor do Rio de Janeiro — o Cristo Protetor de Encantado se impõe como um novo símbolo de fé, acolhimento e resiliência. “Com os braços abertos sobre o Vale do Taquari, esse monumento representa não apenas nossa fé, mas a superação de um povo que enfrenta adversidades com coragem. Ele consolida Encantado como destino de fé, mas também de esperança e reconstrução”, destacou Eduardo Leite, referindo-se à tragédia climática de 2024 que afetou 95% das cidades gaúchas.

Motor para o desenvolvimento regional

A expectativa é que o Cristo Protetor transforme Encantado em um polo do turismo religioso nacional, com impactos positivos diretos nos setores de comércio, hotelaria, gastronomia e serviços. “Estamos diante de um motor de desenvolvimento econômico. O turismo religioso impulsiona o empreendedorismo local e cria um ciclo virtuoso de oportunidades”, declarou Leite.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Caça aos ovos por ruas de Santa Cruz envolverá mais alunos neste ano

O monumento já faz parte da campanha nacional de promoção turística do Estado, como parte do Plano Rio Grande de reconstrução pós-enchentes. E as projeções vão além do território nacional. “Queremos colocar Encantado na rota do turismo religioso internacional, em parceria com o Ministério do Turismo e outras instituições”, anunciou o governador.

Também participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas, o deputado federal Luiz Carlos Buzato, representando a Câmara Federal, o presidente da Associação Amigos de Cristo de Encantado, Robison Gonzatti, o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, secretários de Estado, autoridades e representantes do empresariado e da comunidade local.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE A REGIÃO

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais