O amanhecer deste feriado de 7 de setembro foi marcado pelo lançamento da primeira Caminhada do Cristo Acolhedor, de Sobradinho, ao Cristo Protetor, de Encantado, com trajeto de 100km, e que será realizada durante quatro dias, por um grupo de 26 pessoas caminhantes e equipe de apoio do Projeto Passeios na Colônia, promotores da atividade.
Os participantes, entre os quais pessoas de São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Santa Maria e outras regiões do estado, bem como de municípios do Vale do Taquari e Centro Serra, foram acolhidos, primeiramente, em um café da manhã na Agroindústria Pavanato, em Granja do Silêncio, sendo recepcionados pelos empreendedores rurais, também pelo prefeito Armando Mayerhofer, vice Ivan Trevisan, secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Darlan Kittel, diretora de Cultura e Turismo, Ingrid Hermes, e os participantes da 16ª Caminhada na Natureza de Sobradinho, que os acompanharam até o município de Segredo, por 16km.
Após o café da manhã, os grupos se deslocaram de ônibus até o monumento do Cristo Acolhedor, onde fizeram registros fotográficos e receberam a bênção do padre Gelso Bernardy, da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes. Na ocasião, lembraram e rezaram pelas vítimas da tragédia em decorrência das fortes chuvas no Vale do Taquari.
Publicidade
Do Cristo Acolhedor, os caminhantes seguiram em direção ao município de Segredo, com a primeira grande parada na Comunidade de Linha Umbu, onde foram recebidos na Capela Santa Teresinha e fizeram pausa para o almoço.
Após, os participantes da Caminhada da Natureza foram trazidos de volta a Sobradinho com o ônibus da Empresa Pasa, apoiadora do evento. Já os participantes da Caminhada de 100km seguiram em direção a Lagoão, local onde pernoitaram. No trajeto até Encantado, ainda vão passar por Barros Cassal, Soledade, Arvorezinha, Anta Gorda e Doutor Ricardo, percorrendo, em média, 25 km por dia em caminhada e, o demais, em ônibus.
Alício de Assunção, do Projeto Passeios na Colônia, lamenta a situação vivida em municípios do Vale do Taquari, salientando a união de esforços e a esperança pela reconstrução. “Isso também vai servir para refletirmos ao longo destes dias de caminhada sobre como a gente trata a natureza, o meio ambiente. Estamos aqui para fazer este caminho e deixar também uma ideia de que Sobradinho e a Região Centro Serra possam construir um caminho peregrino, utilizando parte do que está sendo feito agora e, que as pessoas possam ver que existe essa possibilidade, essa maneira de curtir a vida caminhando, e aqui vocês têm uma região muito bela para isso”, frisou.
Publicidade
Ele também salientou que a caminhada não chegou a ser cancelada após os recentes acontecimentos no Rio Grande do Sul, pela presença de participantes de regiões distantes e até mesmo de fora do estado, que já se encontravam em Lajeado desde o início da semana. Por iniciativa dos caminhantes do percurso que tem como destino o Cristo Protetor de Encantado, conforme Alício, será feita a doação de donativos àquela comunidade na chegada ao monumento.
Para o prefeito de Sobradinho, Armando Mayerhofer, é fonte de grande alegria a participação de tantas pessoas neste movimento partindo do Cristo Acolhedor, monumento que têm atraído cada vez mais turistas ao município mesmo com a obra ainda em andamento, e que projetos como este promovem a integração entre pessoas de diversos lugares e deverão contar com novas edições.
Mayerhofer frisou também que o Município se solidariza com o momento difícil que diversas famílias estão vivendo após as fortes chuvas e enchentes dos últimos dias. “Que essas pessoas que vão fazer essa caminhada até o Cristo Protetor possam levar também nosso apoio e solidariedade neste momento, e que o Cristo Acolhedor possa abençoar todas as famílias junto com o Cristo Protetor”.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade