ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Cristo Acolhedor entra em fase de finalização

Lançada em novembro de 2022, a obra do Cristo Acolhedor, em Sobradinho, entrou na etapa final. O monumento possui 24 metros ao total, sendo 20 metros da estátua e 4 metros da base. O investimento gira em torno de 1,5 milhão de reais.

Após toda a fundação, construção da base e encaixe da estruturação metálica, o içamento dos braços e da cabeça da estátua chamaram atenção no mês de maio. Já nos últimos meses, conforme o avanço da camada de argamassa com cimento, areia e aditivos ia preenchendo as vestes da imagem, a comunidade e visitantes puderam visualizar as características do Cristo Acolhedor. Além dos braços um pouco mais voltados à frente, as mãos da estátua também foram projetadas para simbolizar acolhimento.

Publicidade

De acordo com o escultor cearense, Markus Moura, responsável pela parte artística e que também foi o responsável pela escultura do Cristo Protetor em Encantado, a finalização de suas obras sempre se dá com a execução dos pés da estátua, o que deve ocorrer até o final da próxima semana. “É sempre gratificante você estar finalizando a sua obra, onde tudo transcorreu bem com a equipe e em relação à infraestrutura ao longo de todo o processo. Ficamos muito felizes de, mais uma vez, a família Moura (eu e todos os envolvidos), de estarmos finalizando um bom trabalho. Esse Cristo é diferente de todos que eu já fiz, por esses pequenos detalhes, de mais vida e movimento às mãos, e também o joelho um pouquinho dobrado, com um pé mais para trás do que o outro, levemente”, ressalta.

Publicidade

Ainda conforme o escultor, a natureza é sua inspiração. “A natureza e suas formas me inspiram. Com chuva ou sem chuva, nublado ou com sol, ela sempre traz algo para você refletir”, revela, detalhando ainda que, apesar do atraso na conclusão da obra, por conta dos frequentes períodos chuvosos, a umidade é, de certa forma, boa para a cura, evitando trincas. “Só que para dar o acabamento a gente precisa do sol. Então teve esses períodos chuvosos, mas, apesar disso, adiantamos bastante, fizemos bem rápido esse trabalho”.

LEIA TAMBÉM: Obra do Cristo Acolhedor de Sobradinho está nos últimos detalhes

Publicidade

Com o término da etapa artística, do esculpir o Cristo, entra-se na fase da pintura, que será feita pela equipe da Realiize Incorporadora e Construtora Ltda., de Santa Cruz do Sul, que tem atuado na obra desde o início. “A pintura era para ter iniciado na segunda-feira, mas, em razão da instabilidade do tempo, não foi possível. A expectativa é que, no início da semana que vem, venha o caminhão guincho e consigamos concluir esta etapa de pintura, cuja tinta é especial, emborrachada, para suportar sol e chuva”, destaca Alexandre Vieira, proprietário da empresa, que salienta também a satisfação com a participação na obra. “Muita alegria. Depois dessa obra aqui minha empresa ficou muito conhecida. É um orgulho para a empresa fazer uma obra dessas. Também tenho que agradecer a minha equipe, todos que têm trabalhado, e aos parceiros, como lojas de materiais de construção, que desde o início fornecem os materiais”.

Publicidade

Alexandre juntamente com seu sócio Robinson Schreiner, e o escultor Markus Moura.

Além da pintura, para finalizar o serviço da Realiize, conforme Alexandre, também será instalado o guarda-corpos no entorno da estátua e corrimão nas escadas. Segundo o supervisor da obra, Artur Lopes de Souza, também nessa fase serão instalados para-raios nos braços e na cabeça da estrutura.

LEIA TAMBÉM: Obras do Cristo Acolhedor ganham ritmo mais intenso

PRÓXIMAS ETAPAS DO NOVO PONTO TURÍSTICO

Publicidade

Segundo o prefeito de Sobradinho, Armando Mayerhofer, o projeto para a execução do entorno do Cristo Acolhedor deve ser concluído nos próximos dias. Além dos 6 mil metros quadrados doados ao Município pelo empresário Tuki Siman, onde encontra-se o monumento, uma nova área com cerca de 1,7 mil metros quadrados também deverá ser destinada para a municipalidade para uso institucional.

Publicidade

Para as obras no entorno, segundo ele, já há um recurso depositado no valor de 500 mil reais, destinados através de emenda parlamentar do deputado federal Marcelo Moraes. “Finalizando o projeto na próxima semana, na sequência já devemos abrir o processo de licitação. Nesta segunda etapa, que consiste no entorno, constam aspectos como iluminação, estacionamento, pavimentação, colocação de bancos, entre outros”.

Prefeito Armando Mayerhofer com o Cristo Acolhedor iluminado pelo sol do fim de tarde

Em relação à instalação da rede de água e também de energia elétrica, conforme o prefeito, já está tudo encaminhado. “A Corsan só depende agora da autorização do Daer para fazer a travessia do asfalto e o projeto da rede elétrica já está junto à RGE, então acredito que quando tivermos toda a estrutura pronta do Cristo já teremos também a estrutura de água e luz concluída”.

Publicidade

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta