Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Prepare o bolso

Crise internacional vai aumentar preço do combustível no RS

Foto: Banco de Imagens/Gazeta do Sul

É bom ir preparando mesmo o bolso para uma nova alta no valor dos combustíveis. Em entrevista na tarde dessa terça-feira, 7, ao programa Rede Social, da Rádio Gazeta, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes no Rio Grande do Sul (Sulpetro), João Carlos Dal’Aqua, confirmou a tendência de elevação nos preços. O motivo é a crise internacional deflagrada após o ataque aéreo dos Estados Unidos que matou um dos principais líderes militares do Irã, na semana passada.

LEIA MAIS: Comunidade internacional insiste para que EUA e Irã exercitem autocontrole

Ao longo do ano passado, o preço do barril de petróleo aumentou mais de 40%. Conforme Dal’Aqua, embora a decisão caiba à Petrobras, o ajuste nos preços diante da situação é “inevitável”. “A não ser que se mude a política de precificação, mas como nem o presidente manifestou esse interesse, entendemos que é inevitável que isso aconteça nos próximos dias”, afirmou. Apesar disso, conforme Dal’Aqua, os consumidores não devem fazer estoques de produto.

Publicidade

Nessa terça-feira, aliás, o governador Eduardo Leite (PSDB) se manifestou sobre uma declaração do presidente Jair Bolsonaro, que sugeriu aos governos estaduais reduzirem o ICMS sobre os combustíveis para evitar que uma alta no petróleo seja repassada aos consumidores. À imprensa da capital, Leite afirmou que é “prematuro” falar no assunto e é preciso aguardar os desdobramentos da crise. Acrescentou que os primeiros movimentos deveriam partir do próprio governo federal, por meio do PIS/Cofins.

LEIA MAIS: Crise no Oriente Médio pode provocar aumento de combustíveis

Na prática, a proposta de Bolsonaro é difícil de se tornar realidade, dadas as dificuldades fiscais enfrentadas pelos governos.

LEIA MAIS
Tumulto no funeral do general iraniano deixa ao menos 32 mortos
Irã convoca representante do Brasil em Teerã, afirma Itamaraty
Irã deixa de limitar enriquecimento de urânio

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.