Categories: Saúde

Crise de soluço pode matar? Veja algumas doenças relacionadas

Além de nos fazer passar por momentos constrangedores, uma crise de soluços pode ser bastante séria. O soluço ocorre quando há contratura ou um espasmo do diafragma. Este músculo fica localizado abaixo do pulmão, sendo responsável pela respiração. Ao acontecer o espasmo, este ar vai para o estômago. Quando o órgão expulsa este ar, o barulho incômodo é criado.

Mas, apesar de parecer inofensivo, este pequeno probleminha pode estar ligado à distúrbios neurológicos graves. Estas doenças, que afetam o sistema nervoso central, podem provocar soluços por estarem relacionadas com a parte do cérebro que estimula o diafragma – o bulbo.

Nestes casos, os problemas mais sérios podem ser meningite, tumores e até Acidente Vascular Cerebral (AVC). Além das doenças neurológicas, os soluços podem estar relacionados a casos de refluxo e problemas no fígado e nos rins.

Publicidade

Outros problemas de menor gravidade também podem provocar soluços, como diminuição de CO2 na corrente sanguínea e inflamações respiratórias e abdominais (como bronquite e esofagite). O consumo de bebidas alcoólicas ou gasosas também pode causar o espasmo no diafragma.

A consulta com um médico deve ser marcada caso as crises de soluço durem mais de 48 horas. Também é importante pesquisar a causa do problema caso o soluço seja tão intenso que atrapalhe ações do dia a dia, como comer, respirar ou dormir.

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.