Polícia

Criminosos quebram tubos de ar-condicionado de empresa para furtar cobre

Um furto a estabelecimento comercial foi registrado na madrugada desta sexta-feira, 11, em Santa Cruz do Sul. Criminosos quebraram tubos de um ar-condicionado de uma empresa da Rua Ramiro Barcelos, no Centro do município, para furtar cobre. Os ladrões teriam subido em uma estrutura junto ao equipamento e arrancado a proteção, para subtrair o metal.

O proprietário do local se deu conta do crime quando chegou para trabalhar na manhã desta sexta-feira. Ele acionou a Brigada Militar, que compareceu no local e apurou informações do caso. Imagens de câmeras de segurança da empresa, de outros estabelecimentos e das vias próximas vão ser analisadas para tentar identificar o autor do furto.

LEIA TAMBÉM: Ladrão tenta furtar produtos e é detido por funcionários de mercado

Publicidade

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e será investigado pela Polícia Civil. Com um alto valor no mercado clandestino, não é novidade que o cobre sempre foi um dos principais alvos de ladrões. Recentemente, porém, os furtos de fios elétricos de cobre têm aumentado, impulsionados pela escassez do metal e pela crise econômica. Os alvos costumam ser escolas, instituições e empresas.

A prática do furto de fios de cobre é comum há anos, porém, a alta do dólar potencializou o crime. O metal chegou a ter um aumento acima de 70% em seu preço ao longo dos últimos anos, em reflexo direto do pós-pandemia em países como Chile e Peru, responsáveis por cerca de 40% da produção mundial. O preço do quilo varia de R$ 27,00 a R$ 36,00.

LEIA MAIS SOBRE POLÍCIA

Publicidade

Cristiano Silva

Cristiano Silva, de 35 anos, é natural de Santa Cruz do Sul, onde se formou, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em 2015. Iniciou a carreira jornalística na Unisc TV, em 2009, onde atuou na produção de matérias e na operação de programação. Após atuar por anos nos setores de comunicação de empresas, em 2013 ingressou no Riovale Jornal, trabalhando nas editorias de Geral, Cultura e Esportes. Em 2015, teve uma passagem pelo jornal Ibiá, de Montenegro. Entre 2016 e 2019, trabalhou como assessor de imprensa na Prefeitura de Novo Cabrais, quando venceu o prêmio Melhores do Ano na categoria Destaque Regional, promovido pelo portal O Correio Digital. Desde março de 2019 trabalha no jornal Gazeta do Sul, inicialmente na editoria de Geral. A partir de 2020 passou a ser editor da editoria de Segurança Pública. Em novembro de 2023 lançou o podcast Papo de Polícia, onde entrevista personalidades da área da segurança. Entre as especializações que já realizou, destacam-se o curso Gestão Digital, Mídias Sociais para Administração Pública, o curso Comunicação Social em Desastres da Defesa Civil, a ação Bombeiro Por Um Dia do 6º Batalhão de Bombeiro Militar, e o curso Sobrevivência Urbana da Polícia Federal.

Share
Published by
Cristiano Silva

This website uses cookies.