Um furto a estabelecimento comercial foi registrado na madrugada desta sexta-feira, 11, em Santa Cruz do Sul. Criminosos quebraram tubos de um ar-condicionado de uma empresa da Rua Ramiro Barcelos, no Centro do município, para furtar cobre. Os ladrões teriam subido em uma estrutura junto ao equipamento e arrancado a proteção, para subtrair o metal.
O proprietário do local se deu conta do crime quando chegou para trabalhar na manhã desta sexta-feira. Ele acionou a Brigada Militar, que compareceu no local e apurou informações do caso. Imagens de câmeras de segurança da empresa, de outros estabelecimentos e das vias próximas vão ser analisadas para tentar identificar o autor do furto.
LEIA TAMBÉM: Ladrão tenta furtar produtos e é detido por funcionários de mercado
Publicidade
O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e será investigado pela Polícia Civil. Com um alto valor no mercado clandestino, não é novidade que o cobre sempre foi um dos principais alvos de ladrões. Recentemente, porém, os furtos de fios elétricos de cobre têm aumentado, impulsionados pela escassez do metal e pela crise econômica. Os alvos costumam ser escolas, instituições e empresas.
A prática do furto de fios de cobre é comum há anos, porém, a alta do dólar potencializou o crime. O metal chegou a ter um aumento acima de 70% em seu preço ao longo dos últimos anos, em reflexo direto do pós-pandemia em países como Chile e Peru, responsáveis por cerca de 40% da produção mundial. O preço do quilo varia de R$ 27,00 a R$ 36,00.
Publicidade