Uma santa-cruzense vem sofrendo diversos transtornos depois que golpistas conseguiram assumir o controle sobre uma conta dela em uma rede social. A moradora do Bairro Pedreira, Luana Pappen, de 37 anos, relatou ao Portal GAZ que por meio do Instagram criminosos vêm pedindo dinheiro emprestado a amigos dela pela ferramenta direct, e postando fotos de produtos para venda nos stories. Alguns contatos da vítima chegaram a depositar valores via Pix.
“Eu identifiquei isso na tarde da última quinta-feira, quando recebi uma ligação de uma amiga perguntando se eu tinha colocado um sofá para venda, no stories”, contou. Após afirmar que não havia feito a postagem, Luana tentou acessar seu perfil, mas não conseguiu mais. Depois disso, vários de seus amigos acabaram relatando terem sido acionadas pelo perfil dela, já sob controle dos estelionatários. “Trocaram meu e-mail e senha e estão usando meu Instagram. Já registrei dois boletins de ocorrência, um na quinta e outro na sexta.”
LEIA TAMBÉM: Digital influencer santa-cruzense tem conta invadida e perde mais de 40 mil seguidores
Publicidade
Sob investigação
Casos de invasão de contas no Instagram têm aumentado consideravelmente ao longo do último ano. Na grande maioria das situações, os cibercriminosos agem por meio da chamada phishing, uma técnica usada para obter informações confidenciais como nomes de usuário, senhas e outros detalhes da vítima. No caso do Instagram, os golpistas vêm enviando avisos falsos de violação de direitos autorais na rede social, disfarçando-se de entidades ou empresas idôneas.
Quando as vítimas acessam os links enviados, acabam fornecendo automaticamente os dados. “No meu caso, recebi uma mensagem de uma pousada. Lembro que recebi um link, e depois perdi o acesso”, salientou Luana. Contatado pela reportagem, o delegado Alessander Zucuni Garcia, responsável pela 2ª Delegacia de Polícia, disse que está ciente do fato e fará a investigação do caso.
LEIA TAMBÉM: Novo golpe: Polícia Civil alerta para falso depósito do Pix
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!