A Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul está alertando as famílias quanto à documentação exigida para obtenção de vaga nas escolas municipais de Educação Infantil (Emeis). É comum a situação de pais ou responsáveis que realizam a inscrição e não entregam todos os documentos necessários para a continuação do processo dentro do prazo, uma desatenção que provoca a desclassificação. A inscrições para o segundo e último edital de 2024 se encerram nesta sexta-feira, 15, e ainda há um grande número de crianças com documentos faltantes.
LEIA MAIS: Educação alerta para que pais entreguem documentos para vagas em Emeis
De acordo com a assessora pedagógica da secretaria, Lígia Hoppe, a pasta está fazendo uma força-tarefa para contatar as famílias e informar sobre o que está faltando. Na entrega, tudo é conferido imediatamente. Se ainda forem constatadas inconformidades, a pessoa é informada no ato. Tudo isso tem como objetivo evitar a perda de vagas. “Nós estávamos extremamente preocupados porque, até terça-feira, tínhamos quase 700 inscrições e apenas 30% haviam trazido os documentos”, observou.
Publicidade
O prazo se encerra nesta sexta. Em razão de muitos terem deixado para a última hora, Lígia salienta que pode haver filas; por isso, será preciso que os pais ou responsáveis tenham paciência. “Temos ambiente climatizado e cadeiras, então basta aguardar que todos serão muito bem atendidos.” Caso a situação persista até o fim do expediente da secretaria, na tarde de sexta, é possível que o prazo seja estendido para a próxima segunda-feira. “Reitero que estamos conferindo tudo na hora, já para evitar que alguma criança seja desclassificada.”
LEIA TAMBÉM: Emef Menino Deus recebe Programa de Voluntariado da Corsan
Lígia recorda que, em anos anteriores, a documentação era entregue nas próprias Emeis ou em outros locais e só depois era feita a conferência. Assim, quando havia falta, não era mais possível evitar a desclassificação. “Está dando muito trabalho, mas acreditamos que vamos ganhar tempo ali na frente”, diz, quanto à necessidade de cadastrar todos os inscritos no sistema, avaliar as rendas das famílias e fazer a distribuição das turmas nas escolas, entre outros.
Publicidade
A coordenadora lembrou ainda que, diferentemente do primeiro edital para 2024, lançado em outubro do ano passado, o atual não tem um número de vagas definido e pretende preencher as que estão disponíveis. “Nós vamos disponibilizar da melhor forma possível. Não posso dizer que todos serão contemplados, porque em algumas faixas etárias temos mais vagas e, em outras, quase nada.” É possível conferir no site da Prefeitura toda a relação das Emeis que possuem vagas disponíveis.
A relação dos contemplados com as vagas será publicada em 8 de maio. A partir dessa data, segundo Lígia, as famílias terão até 10 de maio para procurar a escola para qual a criança foi designada e efetuar a matrícula.
*Colaborou Leandro Porto
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade