Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

INCLUSÃO

Crianças autistas vão assistir provas durante o rodeio Laço de Inverno

Um grupo de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) terá contato com práticas da cultura gaúcha nesta sexta-feira, 7. Elas vão assistir às provas da 6ª edição do Laço de Inverno, no Parque de Eventos de Santa Cruz do Sul, evento que transcorre até domingo, 9.

A iniciativa da Prefeitura de Santa Cruz integra o projeto “Lugar de autista é em todo lugar”. Assim, a iniciativa permite que pessoas com o transtorno assistam a atividades esportivas, como jogos de futebol e basquete. A ação conta com a parceria das associações Pró-Autismo Luz Azul e Inclusão e Respeito ao Autista (Aira).

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz terá Centro de Atendimento ao Autista

Publicidade

Desta vez, dez crianças e seus acompanhantes terão acesso ao rodeio, com ingressos gratuitos. Elas ainda receberão abafadores de ruído para assistir às atividades e camisetas. Além de presenciarem as provas de laço, os autistas também vão interagir com os cavalos que estarão no parque.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Inclusão de Pessoa com Deficiência da Secretaria de Desenvolvimento Social, Adriele Vargas, a ação busca construir uma sociedade mais inclusiva e enriquecedora para todos. “Incluir os autistas no rodeio, proporcionando a vivência com os animais, é uma forma de fortalecer a tradição, promovendo a diversidade e valorizando a capacidade única de cada indivíduo,” avaliou.

LEIA TAMBÉM: Com novo centro regional em Santa Cruz, rede de apoio ao autismo cresce no Estado

Publicidade

O organizador do evento, Juliano Batista, frisou que o rodeio Laço de Inverno está com várias ações sociais em andamento. Uma delas é a arrecadação de alimentos que serão destinados ao Banco de Alimentos e agasalhos que serão encaminhados para doação. “A iniciativa com as crianças autistas veio para somar, para que elas tenham uma integração com o tradicionalismo e o contato com os animais. É essa união que queremos proporcionar”, afirmou.

Conforme a secretária de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira, ações de natureza inclusiva e agregadora são muito estimuladas pela prefeita Helena Hermany. Segundo ela, é muito bom ver os eventos abrindo espaço para ações como essa. “Fico muito feliz, porque realmente queremos que nossos serviços e coordenadorias atuem em sintonia com a sociedade, interagindo e ao mesmo tempo ajudando as pessoas”, concluiu.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile