Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Caged

Criadas 21.983 vagas de emprego no Estado no primeiro quadrimestre

O Estado fechou o primeiro quadrimestre do ano com saldo positivo no que diz respeito à geração de empregos. Foram criadas 21.983 vagas formais de emprego, segundo dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho divulgados nesta terça-feira, 16. Em abril, porém, o estado teve um desempenho negativo no saldo de vagas, com o fechamento de 3.044 postos de trabalho, uma queda de queda de 0,12% em relação a março.

O saldo negativo de abril teve influência da agropecuária, que fechou 2.830 postos de trabalho. O comércio também teve queda. Foram fechadas no último mês 1.374 vagas. No entanto, outros setores tiveram desempenho positivo, com destaque para a indústria de transformação, com 973 novas vagas, e o setor de serviços, com 155 postos abertos.

Conforme o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, há uma tendência de retomada no mercado gaúcho. Ele destacou que, em março, o Rio Grande do Sul teve o melhor desempenho entre os estados. “As medidas adotadas pelo governo federal estão colocando o país nos trilhos do crescimento e as oportunidades de emprego e renda para os trabalhadores e trabalhadoras estão surgindo. Confiamos que, em breve, o Rio Grande do Sul vai voltar a ocupar posição de destaque na geração de empregos”, cometou. 

Publicidade

Duas cidades do Vale do Rio Pardo se destacaram se comparadas com outros municípios com mais de 30 mil habitantes. Venâncio Aires criou 1.639 novas vagas e Santa Cruz do Sul teve aumento de 1.004 postos. Já na outra ponta, Vacaria apresentou a maior queda no saldo de empregos, com fechamento de 1.047 postos, seguida por Porto Alegre, com redução de 467 vagas. 

Dados nacionais

O Brasil teve saldo positivo de empregos formais em abril. O crescimento foi de 59.856 postos de trabalho, equivalente a uma variação positiva de 0,16% em relação ao estoque do mês anterior. Foram 1.141.850 admissões e 1.081.994 desligamentos.

Publicidade

“São resultados expressivos e animadores, que indicam uma clara tendência de crescimento”, afirmou o ministro Ronaldo Nogueira. “Os dados do Caged de abril refletem o acerto das ações concebidas e implementadas pelo governo do presidente Michel Temer, cuja gestão está completando um ano.”

Sete dos oito setores de atividade econômica apresentaram crescimento no nível de emprego. Os destaques foram Serviços (+24.712 postos ou variação relativa de +0,15%), Agricultura (+14.648 postos ou +0,95%), Indústria de Transformação (+13.689 postos ou +0,19%) e Comércio (+5.327 postos ou +0,06%). A Construção Civil, mesmo apresentando saldos negativos (-1.760 postos ou -0,08%), teve desempenho bem melhor do que o de abril do ano anterior (-16.036 postos).

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.