O Projeto de Lei 366/2015 para criação da 2ª Vara Judicial da Comarca de Sobradinho já tramita na Assembleia Gaúcha. A informação foi dada pelo deputado Adolfo Brito (PP) depois de manter contato com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado desembargador José Aquino Flores de Camargo, com o corregedor-geral de Justiça Tasso Caubi Soares Delabary, e com a juíza corregedora do TJ Lilian Siman (sobradinhense), na manhã desta quinta-feira, 8.
Adolfo Brito, que junto à lideranças de Sobradinho e região, e também com a OAB, vem buscando desde 2013 com o Tribunal de Justiça a criação da nova vara, ressalta a importância da Comarca, visto que beneficiará, além do município-sede, Passa Sete, Lagoa Bonita do Sul, Lagoão, Ibarama e Segredo. Ademais, “Sobradinho tem uma das 10 Comarcas com maior estoque de processos a serem analisados”, disse o parlamentar. No local, tramitam atualmente cerca de 12 mil processos, sendo mais de 2 mil criminais.
No contato desta quinta-feira, os representantes do judiciário solicitaram ao deputado que auxilie na agilização dos trâmites para votação da matéria. Também pediram apoio para outro projeto de lei (PL 25/2015), que representa efetiva ferramenta de gestão para estruturação dos cartórios nas várias Comarcas do Estado. Ainda segundo o parlamentar, para a 2ª Vara Judicial de Sobradinho, já estão destinadas as vagas de um escrivão, um oficial ajudante e uma função gratificada de oficial escrevente auxiliar de Juíz.
Publicidade