Com novos 5,7 gigawatts (GW) no último ano, o Brasil foi o quarto país que mais acrescentou capacidade solar fotovoltaica em 2021 no mundo, segundo apuração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), com base em dados atualizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e publicação da Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena). Entre os benefícios do setor de energia solar está a geração de milhares de empregos.
Levantamento da Absolar aponta que o segmento criou, desde 2012, mais de 450 mil postos de trabalho. Com o aumento do uso de energia fotovoltaica, em virtude da crise hídrica e dos altos valores registrados nas contas de luz nos últimos meses, as oportunidades de emprego se multiplicaram. Cresceu a procura por profissionais especializados em diferentes áreas do mercado fotovoltaico.
Como exemplo disso, uma das empresas pioneiras em solo gaúcho em instalação de usinas solares, a Solled Energia, de Santa Cruz do Sul, está com diversas oportunidades. Entre as vagas em aberto, destaque para as áreas técnica, administrativa, instalação, vendas e engenharias. “O aquecimento do setor fotovoltaico gerou a necessidade de mão de obra especializada, o que aumentou o número de postos de trabalho em nossa empresa”, diz a diretora da Solled e coordenadora estadual da Absolar, Mara Schwengber.
Publicidade
LEIA MAIS: O sol como fonte de economia e sustentabilidade
A Solled Energia conta com mais de 170 colaboradores, entre efetivos e terceirizados. De acordo com Mara, a expansão dos negócios para além do solo gaúcho tem impacto no aumento de todas as equipes. “Nossa expectativa é crescer em torno de 40% em relação ao ano passado, o que inclui a contratação de novos funcionários e terceirizados. Atualmente, estamos ampliando a atuação em Santa Catarina”, completa a empresária.
LEIA MAIS: Bandeira verde entra em vigor e conta de luz deve ficar mais barata em maio
Publicidade
Principais vagas em aberto*
- Encarregado de obra.
- Auxiliar de manutenção predial: conhecimento e habilidade com atividades de obras civis (alvenaria, concreto), instalações elétricas e hidráulicas.
- Engenheiro civil: habilidade em reconhecer patologias estruturais, conhecimento/expertise em identificar soluções estruturais, reforços, correções, AutoCad, CypeCad, Pacote Office.
- Auxiliar de eletricista: conhecimento em instalações elétricas, habilidade para trabalho em altura.
- Equipes de instalação fotovoltaica: conhecimento em energia solar fotovoltaica, habilidade no processo de instalação de placas de energia solar (a empresa se dispõe a capacitar).
- Analista de estoque e logística: conhecimento em rotinas de estoque e logística; Pacote Office nível avançado, CNH B
- Estagiário de engenharia (de Produção ou Elétrica): conhecimento e habilidade em AutoCad e Pacote Office intermediário.
- Auxiliar administrativo: conhecimento em área técnica (elétrica e/ou eletrônica), Pacote Office, CNH B
*Na Solled Energia
LEIA MAIS: Painéis solares são sinônimo de economia e atenção com o meio ambiente
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade