Com dez anos de atuação no mercado de energia solar fotovoltaica, a Solled Energia escreveu uma história vitoriosa de protagonismo, trabalho e inovação. Os mais de 2 mil clientes atendidos pela empresa economizam, por ano, R$ 40 milhões em energia, recursos que podem ser reinvestidos em outras áreas, e ainda deixam de impactar o meio ambiente com mais de 7 mil toneladas por ano de CO2. O relato dessa trajetória foi o assunto apresentado pela sócia-proprietária da Solled, Mara Andrea Schwengber, convidada do Café Empresarial, realizado na manhã dessa terça-feira, 9.
Graduada em Ciências Contábeis, especialista em Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica, com MBA em Marketing, Mara Schwengber fundou, em 2011, a Solled Energia – empresa focada em energia solar. O protagonismo de iniciar um negócio que até então não existia no país, foi um dos muitos desafios enfrentados pela empreendedora. Uma década depois – fortalecida pelo aprendizado de muitos erros e acertos – a empresa cresceu e hoje é referência no Rio Grande do Sul, com forte atuação no sul do Brasil. O Estado ocupa a terceira posição no ranking nacional de produção de energia solar fotovoltaica, ficando atrás de São Paulo e de Minas Gerais, que lidera o setor.
Atual coordenadora da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) no Estado, a empresária ressalta a importância de estabelecer um propósito para orientar o negócio, que não se limite somente a resultados financeiros. Revela que esse é o diferencial que motiva o crescimento da Solled. “Buscamos crescer no mercado com a consciência de que fazemos parte de uma coletividade, portanto todos devem ser beneficiados com o impacto do nosso negócio: o meio ambiente, a sociedade, nossos clientes e a economia das comunidades onde estão inseridos”.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Processo de crescimento da Xalingo é tema do Café Empresarial
Apostar na inovação e estar sempre um passo além é a estratégia da empresa para manter o ritmo de crescimento. Em 2020, mesmo com os desafios impostos pela pandemia do coronavírus, a Solled superou o número de clientes do ano anterior, totalizando 479, e até outubro de 2021, cresceu 35%. Para tanto, um dos pilares da gestão é o investimento nas pessoas que integram a equipe. Além da capacitação constante, o clima organizacional estimula a participação de todos na gestão da empresa.
Integrar informações e aprender com os erros e acertos de outras empresas do setor, é a maneira inovadora que o G5 – grupo de oito empresas que atuam na área da energia solar no país – utilizam para se diferenciarem no mercado. A empresária participou da fundação do grupo e destaca o quanto esse compartilhamento de experiências é enriquecedor para o desenvolvimento do negócio. “Pulamos muitas etapas assim, acelerando o nosso crescimento”, afirma.
Publicidade
Para 2022, a estimativa de crescimento da Solled Energia é de 25%. A empresa também planeja inovar e ampliar o negócio com a produção de baterias para armazenar energia solar e de carregadores para carros elétricos, já pensando nas projeções de crescimento deste setor no futuro.
O Café Empresarial tem o patrocínio do Banco de Desenvolvimento Regional do Extremo Sul (BRDE), da Universidade de Santa Cruz (UNISC) e da Gazeta Grupo de Comunicações. Promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz, o encontro foi transmitido pelas plataformas do YouTube e Facebook da entidade, e teve a condução do presidente da ACI, Gabriel Haas de Borba, e da coordenadora do Núcleo de Mulheres Empreendedora da entidade, Ieda Bavaresco Machado.
LEIA TAMBÉM: Perspectivas do “novo mundo” é o tema do Café Empresarial
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.