Assim como outros municípios da região, Santa Cruz do Sul tem sido ponto de parada para descanso de argentinos que viajam rumo ao litoral gaúcho e catarinense. Em um período com menor fluxo no comércio e muitos moradores em férias, esse movimento tem reflexos na economia local.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Martins, comemora a presença dos turistas. “Percebemos uma grande movimentação de argentinos nos espaços de hospedagem da cidade neste início de ano. Para um período como o de agora, de janeiro, em que geralmente nossa cidade fica mais vazia, é muito importante a vinda de estrangeiros para movimentar o comércio e o turismo local”, afirma Martins.
LEIA TAMBÉM: Retorno dos argentinos aquece a economia de Pantano Grande
Publicidade
Em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM, a gerente do Charrua Hotel, Cristiane Holanda, falou sobre a presença dos vizinhos no estabelecimento. “Eles fazem reserva pela internet e também chegam direto aqui perguntando se há apartamentos vagos. São muitas famílias. Eles sempre vêm em mais de um carro”, disse. Sobre o tempo de permanência, Cristiane explicou que as visitas costumam ser de curta duração. “Geralmente é uma noite só, um descanso rumo ao litoral.”
O movimento tem sido maior em relação aos anos anteriores à pandemia e estima-se que mais de 500 argentinos já tenham passado pelo Charrua Hotel. “Tínhamos bastante procura, especialmente em janeiro. Mas agora está sendo dez vezes mais do que o normal. Nós tínhamos uma ou duas famílias por semana e agora são quatro. É um fluxo bem mais intenso”, observou Cristiane.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz tem melhor indicador em educação entre as maiores cidades gaúchas
Publicidade
Ainda de acordo com a gerente, os argentinos escolhem a parada em Santa Cruz por conta dos atrativos turísticos. “Eles falam que aqui é uma cidade muito bonita e adoram a praça em frente ao hotel. Costumam dar voltas pelo Centro, comprar no comércio, ir a restaurantes e tirar fotos.”
Além de janeiro, o mês de fevereiro promete ser de grande movimentação, segundo Cristiane. “Neste mês estamos recebendo eles todos os dias e em fevereiro o fluxo está concentrado, em sua grande maioria, a partir de quinta-feira até o fim de semana.” Para o ano que vem, a expectativa é de melhorias para receber ainda mais viajantes. “Geralmente os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são de baixa aqui na cidade, mas agora está sendo de alta. Para o ano que vem, teremos que nos programar para receber ainda mais pessoas”, antecipou. Colaborou Maria Regina Eichenberg
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!