A parcela de Artesanato, Flores, Folhagens e Sementes, no Espaço Casa da Emater na Expoagro Afubra, vendeu em 2025 mais de R$ 62 mil, um aumento de 44% em relação ao ano anterior. Dos 24 expositores, quatro participaram da feira pela primeira vez.
Nos dias 25 a 28 de março, o local reuniu expositores de 13 municípios do Vale do Rio Pardo para divulgar e comercializar produtos de agricultores familiares. Os itens expostos aproveitam a matéria-prima das propriedades rurais como porongos, madeira, sementes, palha de milho, entre outros, e são uma importante oportunidade de renda para muitas famílias.
LEIA TAMBÉM: Produtores de tabaco investem em fertilizante mineral para aumentar peso e qualidade das folhas
Publicidade
A extensionista rural social da Emater, Valquíria Sitó, afirma que o diferencial do espaço é que agora conta com flores e folhagens; antes era voltado somente para o artesanato. Representando a diversidade e qualidade da feira, Valquíria destaca os artesãos de Vale Verde Patrícia Groniskis e Demócrito Ferreira. Eles produzem araras de madeira que mexem as asas como um cata-vento. Além disso, fazem casinhas de passarinho e enxadas ecológicas.
As folhagens também chamaram atenção. “O espaço ali é maior, então as pessoas conseguem conversar com o vendedor, que explica que folhagem é, como ela se desenvolve. Isso aí é um diferencial”, explica a extensionista.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!