Inaugurado no dia 23 de março junto ao Ginásio Poliesportivo de Santa Cruz do Sul, o Hospital de Campanha tem por objetivo principal centralizar os atendimentos a pacientes maiores de 13 anos com sintomas de Covid-19. O local conta com 50 leitos de observação, onde podem ficar internados pacientes com sintomas da doença que necessitam de cuidados médicos até que possam voltar para casa, ou sejam transferidos para algum dos hospitais de referência caso o quadro de saúde se agrave.
Desde que entrou em operação, o local já registrou 2.164 atendimentos a pessoas com sintomas de Covid-19: 365 em abril, 691 em março e 803 em junho. Somente na primeira semana de julho já foram registrados mais 265 atendimentos.
LEIA MAIS: Saiba quanto foi arrecadado em doações para combate à Covid-19
Publicidade
“Temos percebido um aumento significativo da procura por atendimento no Hospital de Campanha nas últimas semanas, principalmente em razão da troca de temperatura e da chegada do frio”, observa Josiane Gass, uma das enfermeiras responsáveis pela estrutura. Ela explica que o local é referência de atendimento para pacientes sintomáticos, mesmo os que possuem plano de saúde.
Com um custo aproximado de operação de R$ 70 mil mensais, o Hospital de Campanha conta com uma equipe de dois médicos, um enfermeiro, dois técnicos em enfermagem e três profissionais de higienização por turno. Eles atendem, em média, 20 pessoas por dia com sintomas da Covid-19, número que tem aumentado nas últimas semanas. Atualmente não há pacientes internados ou em observação. Cabe destacar ainda que o local não possui respiradores, sendo os leitos disponíveis apenas para pessoas que necessitam de observação por apresentarem sintomas leves de Covid-19 ou outras doenças respiratórias.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade
This website uses cookies.