Categories: Geral

Cresce a importância da comunicação empresarial, segundo estudo da ESPM

A terceira edição da pesquisa Cenários da Comunicação Corporativa no RS, realizada por professores do Curso de Jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul), juntamente com alunos integrantes da Empresa Júnior, foi apresentada na noite da última quinta-feira, 29, em Porto Alegre. O estudo busca desenhar o perfil da comunicação corporativa nas organizações gaúchas e apresenta o perfil dos profissionais, serviços prioritários, fornecedores, orçamentos que movimenta e a expectativa de crescimento do setor.

Nessa edição, o levantamento trouxe conclusões significativas, como o aumento da participação feminina no cenário da comunicação no estado, em comparação com anos anteriores. A representatividade do sexo feminino no mercado teve um aumento de 11% entre 2014 e 2016, enaltecendo também o prevalecimento de 62% das mulheres perante os homens nas equipes.

Além desses dados, a pesquisa ainda mostra que o profissional formado nas habilitações da Comunicação Social não é o mais presente nas gerências dos setores da comunicação empresarial. O diploma mais presente nos cargos de responsabilidade desses setores é o de Administração, com 20% de prevalência, seguidos pelo de Jornalismo (17%), Publicidade (16%) e Relações Públicas (16%).

Publicidade

No comparativo entre os anos de 2014 e 2016, observa-se também que a área de comunicação passou a deter uma importância maior dentro das organizações. O aumento de 17% das empresas que posicionam a área de comunicação no nível de diretoria, passando de 26% a 43%, mostra a elevada posição da comunicação no organograma da empresa. O setor de comunicação corporativa foi apontado como “muito importante” ou “importante” para 90% das empresas entrevistadas.

Sobre a pesquisa

O levantamento, efetuado entre maio e junho deste ano com a orientação das professoras Liliane Antunes Rohde e Rosângela Florczak, retrata a percepção de 202 empresas do Rio Grande do Sul, de acordo com o ranking das 500 maiores companhias da Região Sul realizado pela revista Amanhã. “A pesquisa, além de mapear o cenário da comunicação corporativa no RS, nos ajuda a melhorar a dinâmica de sala de aula, ao conhecer melhor o perfil dos profissionais que atuam na área. Além disso, a ESPM é pioneira neste estudo, que há mais de três anos mapeia um segmento do mercado em ascensão”, explica a diretora do curso de Jornalismo, Janine Lucht.

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.