A terceira edição da pesquisa Cenários da Comunicação Corporativa no RS, realizada por professores do Curso de Jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul), juntamente com alunos integrantes da Empresa Júnior, foi apresentada na noite da última quinta-feira, 29, em Porto Alegre. O estudo busca desenhar o perfil da comunicação corporativa nas organizações gaúchas e apresenta o perfil dos profissionais, serviços prioritários, fornecedores, orçamentos que movimenta e a expectativa de crescimento do setor.
Nessa edição, o levantamento trouxe conclusões significativas, como o aumento da participação feminina no cenário da comunicação no estado, em comparação com anos anteriores. A representatividade do sexo feminino no mercado teve um aumento de 11% entre 2014 e 2016, enaltecendo também o prevalecimento de 62% das mulheres perante os homens nas equipes.
Além desses dados, a pesquisa ainda mostra que o profissional formado nas habilitações da Comunicação Social não é o mais presente nas gerências dos setores da comunicação empresarial. O diploma mais presente nos cargos de responsabilidade desses setores é o de Administração, com 20% de prevalência, seguidos pelo de Jornalismo (17%), Publicidade (16%) e Relações Públicas (16%).
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No comparativo entre os anos de 2014 e 2016, observa-se também que a área de comunicação passou a deter uma importância maior dentro das organizações. O aumento de 17% das empresas que posicionam a área de comunicação no nível de diretoria, passando de 26% a 43%, mostra a elevada posição da comunicação no organograma da empresa. O setor de comunicação corporativa foi apontado como “muito importante” ou “importante” para 90% das empresas entrevistadas.
Sobre a pesquisa
O levantamento, efetuado entre maio e junho deste ano com a orientação das professoras Liliane Antunes Rohde e Rosângela Florczak, retrata a percepção de 202 empresas do Rio Grande do Sul, de acordo com o ranking das 500 maiores companhias da Região Sul realizado pela revista Amanhã. “A pesquisa, além de mapear o cenário da comunicação corporativa no RS, nos ajuda a melhorar a dinâmica de sala de aula, ao conhecer melhor o perfil dos profissionais que atuam na área. Além disso, a ESPM é pioneira neste estudo, que há mais de três anos mapeia um segmento do mercado em ascensão”, explica a diretora do curso de Jornalismo, Janine Lucht.
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