Crea-RS inicia fiscalização intensiva em Santa Cruz, Vera Cruz e Venâncio

A equipe de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS) fará de terça, 3, até quinta-feira, 5, uma ação intensiva de fiscalização de construções civis em Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Venâncio Aires – três dos 14 municípios de abrangência da Inspetoria de Santa Cruz do Sul. O esforço tem como objetivo combater o exercício ilegal e garantir a efetiva participação de profissionais e empresas habilitadas nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geologia e a proteção da sociedade.

Conforme o inspetor-chefe da Inspetoria do Crea em Santa Cruz, Bruno Reis, em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM, na manhã desta terça-feira, a ação busca assegurar que as obras sejam geridas por profissionais habilitados, a fim de proporcionar segurança para o empreendimento e legalidade para todo o processo de obras. “Vamos verificar se existem todos os profissionais necessários engajados naquela obra, como engenheiro eletricista, engenheiro civil. Para algumas estruturas, é necessário engenheiro mecânico, por exemplo, geólogo, um profissional da parte ambiental. O objetivo é realmente entender se todos os serviços estão sendo prestados por profissionais habilitados”, esclareceu.

LEIA MAIS: Crea-RS realiza fiscalização para coibir exercício ilegal da profissão

Publicidade

Conforme Reis, o Crea é quem julga essas habilitações conforme o curso de formação do profissional e diz se ele está apto ou não para trabalhar. “Quando tem trabalho em altura, por exemplo, precisamos saber se existe a responsabilidade de um engenheiro de segurança do trabalho. Este trabalho intensivo busca defender a sociedade contra pessoas inabilitadas e a falta de ética profissional”, disse.

O inspetor-chefe ainda ressaltou o crescimento da construção civil, em comparação ao ano de 2020. Mesmo tendo sido um ano economicamente mais fraco, em virtude da pandemia, segundo ele, o setor segue em pleno desenvolvimento. “Tivemos um crescimento de 4% na construção em relação ao ano passado. Precisamos crescer um pouco mais, mas já é algo significativo diante do cenário.” Reis ainda comparou Santa Cruz do Sul com um “canteiro de obras”. “A gente entende que, na construção civil, é onde a economia se mostra com força. Vê-se por Santa Cruz, com o impulso de construções de residenciais nas partes altas do município, como João Alves e Linha Santa Cruz, além da parte industrial, prédios e pavilhões. Tudo está incluso nesta fiscalização”, declarou Reis.

LEIA MAIS: Bombeiros avaliam estruturas em prédio da SSP para avançar nas buscas

Publicidade

Em caso de irregularidade, Reis explicou que o objetivo não é distribuir multas. “Se gera um termo com prazo para ser regularizado. A intenção é trazer segurança para as obras e que aquele empreendedor ou profissional assuma a responsabilidade sobre aquele serviço, garantindo segurança.”

Denúncias

Ainda de acordo com o inspetor-chefe do Crea em Santa Cruz, qualquer cidadão que suspeitar de irregularidades em obras em andamento em um dos 14 municípios que abrangem a Inspetoria, no site do Crea há um canal de denúncias online. “É só fazer a denúncia que um fiscal vai ao local tentar identificar quais obras e quais as necessidades. Será pedido o projeto de obra, alvará e documento de responsabilidade técnica.”

LEIA MAIS: Cisvale pretende credenciar serviços de Arquitetura e Engenharia

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.