Categories: Centro-Serra

Cras Nascer do Sol promove encontro com Grupo de Mulheres

A mulher e suas diferentes características, seus distintos papéis e sentimentos, bem como sua autoestimativa, foram temas abordados na tarde desta segunda-feira, 28 de março, durante encontro promovido pelo Cras Nascer do Sol, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social de Sobradinho.

Aproximadamente 80 mulheres, de 6 grupos ligados ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), dos bairros Peões, União/Rio Branco, Centro e das localidades de Linha Campos, Apolinário e Vila Gramado, tiveram um momento especial e de reflexão. Segundo a assistente social Pâmela Endler, a ação é mais um espaço para que as mulheres estejam integradas à comunidade, acessando serviços e políticas públicas, em um dia de comemorar sobre o ‘ser mulher’ e a importância de existir. “Esta tarde é um momento de reflexão para conversar, ouvir e ‘plantar’ sementes. Olhando para o lado interior, através de uma pausa para si, e também externo, com a parceria dos serviços de beleza”, salienta.

Terapeuta holística, Leonira; ao fundo secretária de Assistência Social, Patrícia, e integrantes do Cras

Conforme a secretária municipal de Assistência Social, Patrícia Kegler, a iniciativa vem para finalizar o mês dedicado às mulheres oportunizando um momento de integração,  socialização e empoderamento. “O Grupo de Mulheres é a ‘porta de entrada’ para os serviços da proteção social básica e destina-se a ser uma importante referência no atendimento às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, decorrente da ausência ou de precária renda, e da fragilização de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social. Portanto, cabe ao PAIF a execução do trabalho social com famílias. Esta estratégia tem por finalidade fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida”, destaca a responsável pela pasta.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Brigada Militar de Sobradinho e região realizam Operação Marias

A tarde teve início com a explanação da terapeuta holística Leonira Souza. Natural de Sobradinho e residindo em Rosário do Sul, Leonira conversou com as participantes sobre a necessidade do autocuidado, de olhar para si mesmas com amor, para então poder emanar os bons sentimentos às suas famílias e ao mundo que as cerca. Ela destacou que esta não é uma tarefa simples, em meio a uma rotina cada vez mais repleta de afazeres, mas reforçou a importância deste encontro com o próprio eu. “A vida é aqui e agora, no presente. É preciso olhar para dentro, para o que está dentro do meu verdadeiro ser, buscando deixar de lado os excessos de passado e futuro. A cura só acontece quando tem o amor. As mulheres unidas precisam ser plantadeiras de semente boa”, frisa, acrescentando que a felicidade é um estado de consciência.

Na sequência foi a vez de se exercitar com a educadora física Márcia Dalmolin e arrancar algumas gargalhadas das participantes durante este momento de descontração com música e sorteio de prêmios. O momento seguiu com cortes de cabelo nas participantes, em parceria com o Instituto Mix e também um lanche oferecido pelo Cras.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: “Mãos na Massa”: conhecimento aliado a soberania alimentar

Uma das participantes, a jovem Chantéle Zuge, de 21 anos, esteve presente com os dois filhos pequenos e aproveitou as atividades. Para ela, a iniciativa foi valiosa. “Temos que buscar mais amor, dentro de nós também. Gosto muito de participar destas atividades do Cras, também dos cursos. Eles nos dão bastante atenção, ensinam coisas diferentes, aprendizados que poderemos passar para as próximas gerações”, salienta.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Nathana Redin

Share
Published by
Nathana Redin

This website uses cookies.