Colunistas

Costura, bordado e remendo

Na atual sociedade imediatista e consumista, é difícil imaginar que senhoras e senhoritas fossem frequentar aulas para aprender a costurar, bordar e a remendar roupas puídas. Hoje, panos rasgados vão para o lixo. No passado, havia outra realidade. As roupas eram confeccionadas em casa e o que furava era recuperado, só indo fora quando não dava mais.

Em 17 de dezembro de 1958, a Gazeta noticiou a diplomação das alunas que participaram do primeiro curso de Corte e Costura e de Bordado e Remendo do Serviço Social do Comércio (Sesc). As aulas ocorreram à noite, no Mauá. A formatura foi realizada domingo (dia 14), no Clube União. O paraninfo foi Edmundo Hoppe, presidente da Associação Comercial. Também estiveram presentes Alice Kaempf, que representou o esposo, o prefeito Walter Kaempf, e outros convidados. O delegado do Sesc era Ruy A. Kaercher. As professoras foram Cecy Baumhardt e Helga Seidel, que receberam homenagens das oradoras Melanie E. Thurm e Helga Kops. Após a entrega dos certificados, houve baile animado pelo conjunto do 8º Regimento de Infantaria. Confira os nomes que conseguimos identificar nos cursos:

Corte e Costura

Adilia Werlang, Adir Oldenburg, Beatriz Martin, Clarinda Fritsch, Elisa Jochims, Gladys Kaercher, Helga Mohr, Isolde Paulus, Lory Schuck, Mafalda Becker, Marlene Jungblut, Melania Muller, Teresa Scheibe, Elisa Schmitt, Yloni Melchiors, Kathe Marlene, Lourdes Marx, Mirian Frantz, Melania Thurm, Marga Maria, Nayr Eny e Noeli Faller.

Publicidade

Bordado e Remendo

Adely Gehres, Celita Rosa, Erena Hein, Eni Wink, Flora Nitz, Helga Wegner, Helga Kops, Inez Kuhn, Iria Bender, Marta Dummer, Maria Kops, Monica Feiber, Nair Schmidt, Nilva Voese, Paula Kern, Soely Simonis Kiesewetter, Izidora Arend, Zilma Meurer e Zulmira Diehl.

LEIA MAIS TEXTOS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.