Apesar da recomendação dos cabeleireiros para aparar as pontas dos fios regularmente, muitas pessoas evitam o máximo possível ter que ir ao salão de beleza para cortar, especialmente as que tentam fazer o cabelo crescer. No entanto, esse hábito traz muitos benefícios para a fibra capilar, evitando e remediando incômodos comuns como pontas duplas, quebra de cabelo e falta de volume. “Além disso, ao cortar as pontas regularmente, os cabelos ficam mais fortes e com mais vida”, garante Nanci Amélia Schmidt, cabeleireira e proprietária do salão Nanci Cabeleireira, anexo à escola Joara.
LEIA TAMBÉM: Confira dicas de como manter o cabelo bonito e saudável no verão
Segundo ela, não existe uma frequência exata para realizar os cortes. “Cada cabelo é um caso e tem suas particularidades, mas recomendo, em média, um corte a cada 45 ou 60 dias.”
Publicidade
Bons motivos para aparar as pontas:
- Remover pontas duplas: O cabelo com pontas duplas é o principal sinal de que é hora de aparar. Elas surgem quando os fios estão muito enfraquecidos e começam a se dividir como galhos, formando ramificações nas pontas. A tendência é de que esse efeito suba para o comprimento se as pontas não forem cortadas e tratadas regularmente, então não espere tempo demais para ir ao salão de beleza. Programe-se para visitar o cabeleireiro pelo menos uma vez a cada quatro meses, mesmo se estiver deixando o cabelo crescer. Se não quiser alterar o comprimento dos fios, uma boa alternativa é o corte bordado, que é feito ao longo do comprimento suprimindo apenas as pontas duplas. Converse com seu cabeleireiro para saber qual é a melhor opção para o seu caso.
- Diminuir a quebra: Ficar muito tempo sem cortar é uma das principais causas da quebra dos fios, em razão do enfraquecimento das pontas. Elas são a parte mais antiga das madeixas; por isso, são também a área que acumula mais danos e sensibilidade. Com o passar do tempo, a tendência é que fiquem cada vez menos resistentes e tenham dificuldade de reter nutrientes e proteína em sua estrutura. O próximo estágio do quadro é a quebra, quando os fios se partem no ponto mais fraco. Fazendo a manutenção regularmente, as pontas nunca chegarão a esse nível de dano e estarão sempre mais saudáveis, o que reduz imediatamente a quebra. É esse cuidado contínuo que não apenas evita as pontas duplas como também mantém o cabelo com um todo mais saudável.
LEIA TAMBÉM: Sem medo do verão: confira cinco dicas para aproveitar a estação sem danificar o cabelo
- Para crescer mais forte: Muitas pessoas têm a sensação de que o cabelo nunca sai do mesmo comprimento, e o motivo mais comum para isso é a quebra dos fios. Na tentativa de deixá-lo crescer, elas ficam meses e até anos sem cortar as pontas, deixando a fibra cada vez mais frágil e quebradiça e provocando o efeito contrário ao desejado. Para driblar esse quadro, o melhor a fazer é realizar cortes mais frequentes para que eles possam ser menores, preservando o máximo do comprimento e estimulando um crescimento contínuo das madeixas. Para ajudar na proteção e na redução da quebra, invista em produtos que tenham ação fortalecedora e tornem a estrutura do fio mais resistente.
- Manter o corte em dia: Alguns cortes precisam de mais manutenção do que outros, como os modelos assimétricos, franjas e cortes curtos em geral, em que o crescimento dos fios fica visível mais rápido. Nesses casos, o ideal é ir ao salão a cada seis ou oito semanas para manter o modelo em dia. Nos longos ou com corte em camadas, a durabilidade é maior. Mesmo assim, os experts recomendam aguardar no máximo três ou quatro meses para aparar as pontas e revitalizar o visual. Assim, você mantém o cabelo sempre bonito e saudável, em vez de esperar as pontas ficarem danificadas ou os fios crescerem além do desejado para arrumá-los novamente.
LEIA TAMBÉM: Wella Professionals, Nivea, O Boticário e Dailus apresentam lançamentos em cosméticos
- Efeito encorpado: Um benefício do corte regular de fios, especialmente para quem tem cabelo fino, é dar um efeito mais encorpado às madeixas. O cabelo que é naturalmente fino, que está sofrendo afinamento ou tem perda de densidade capilar – termo referente à quantidade de fios por centímetro quadrado do couro cabeludo – tende a ficar com as pontas ralas e sem vida. Cortando as madeixas regularmente, de preferência com um corte reto, é possível criar a ilusão de um cabelo mais encorpado e saudável.
- Facilitar a hora de desembaraçar e finalizar: As pontas secas e sem corte há muito tempo embolam com facilidade. Isso torna o processo de desembaraçar os fios mais demorado e aumenta o risco de eles quebrarem quando ficam presos no pente ou na escova. Usar um leave-in hidratante facilita um pouco o processo, ajudando o pente a deslizar mais suavemente entre as mechas. Mas a melhor forma de lidar com a situação é cortar as pontas regularmente e manter uma rotina de tratamentos contínua, caprichando na hidratação capilar. Assim, as pontas nunca chegam nesse nível de ressecamento e as madeixas se mantêm sempre sedosas e saudáveis.
Com informações do portal Segredos de Salão
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade