Geral

Cortes feitos pela RGE em árvores de Santa Cruz geram discussão na comunidade

A forma como as equipes da RGE realizam as podas nas ruas da cidade segue causando surpresa entre moradores. Desta vez, um leitor fez contato nessa terça-feira, 16, com a Gazeta para relatar que a distribuidora mutilou as árvores e deixou os galhos jogados na via na Rua Afonso Bartz, no Bairro Independência. Ele questiona de quem é a responsabilidade pelo recolhimento do material. A Gazeta do Sul fez contato com a assessoria da RGE, mas não houve retorno até o momento.

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), por sua vez, informou que recebeu, formalmente, denúncia referente à poda de árvores por parte da RGE em Santa Cruz do Sul e região. Conforme o órgão, existe em vigência a Licença Única (LU) nº 339/2019 ao empreendedor RGE Sul – Distribuidora de Energia S/A, que autoriza o manejo de vegetação nativa na faixa indicada na denúncia. De acordo com o item 7.1 da LU, os resíduos vegetais podem ser mantidos no local, se forem áreas não urbanizadas, desde que não obstruam cursos d’água. A falta de recolhimento será apurada no atendimento ao processo de denúncia.

LEIA TAMBÉM: Túnel Verde: conselho visa criar grupo de trabalho para discutir a manutenção

Publicidade

Ainda conforme a Fepam, o item 2.6 cita que deverá haver comunicação prévia ao proprietário da área onde houver o manejo de vegetação, salvo na sua ausência em situações de emergência. A resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) nº 358/2017 define critérios para o licenciamento de manutenção da vegetação nativa e exótica em faixas de segurança das redes de distribuição de energia, de modo a garantir a segurança da população e a integridade do sistema, conforme normas técnicas do setor. Situações pontuais de excessos podem ser denunciadas via preenchimento de formulário disponível no Sistema Online de Licenciamento, no link secweb.procergs.com.br/sra/.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.