Regional

Corte de árvores na área central provoca polêmica em Rio Pardo

O corte de árvores que levaram muitos anos para se desenvolver e a poda radical de outras na Praça Protásio Alves, mais conhecida como Praça da Matriz, além da eliminação das espécies na calçada da Rua Andrade Neves, causou polêmica nos últimos dias em Rio Pardo. Mesmo com o anúncio de plantio de outras nos locais, muitos moradores questionam quanto tempo isso vai levar para estarem em condições de produzir sombra e amenizar os efeitos do calor no verão.

Os debates ficaram mais acalorados com a demolição dos passeios públicos nos dois lados ao mesmo tempo na semana passada, no trecho da Andrade Neves entre as ruas General Osório e Almirante Alexandrino. Antes também já houve a eliminação das plantas no calçadão da Almirante Alexandrino.

LEIA TAMBÉM: Calçadas da Rua Andrade Neves serão revitalizadas

Publicidade

O engenheiro agrícola Rodrigo Fernandes, licenciador ambiental da Prefeitura de Rio Pardo, em entrevista nesta semana ao programa Rede Social, da Rádio Gazeta FM 107,9, alegou que a retirada das árvores na Praça da Matriz faz parte do plano de revitalização.

Observou que no espaço havia um adensamento muito grande, que dificultava a luminosidade e causava avarias no passeio público. Conforme Fernandes, as espécies suprimidas eram problemáticas, com tamanhos excepcionais e enfraquecidas pelas ervas daninhas, causando riscos aos usuários. Afirma que o trabalho seguiu estudo com o levantamento da vegetação.

A remoção das árvores nas calçadas da Andrade Neves também faz parte das obras de melhoria no Centro. O engenheiro agrícola explica que as espécies no local eram exóticas, cujo sistema de raízes danificava as calçadas e a rede de abastecimento com água, além de causar alergia e intoxicação nas pessoas. Fernandes disse que haverá a revitalização do local com a introdução de espécies adequadas, que também não causarão problemas à rede elétrica.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.