Um tribunal federal de apelações rejeitou nesta terça-feira, 26, um pedido do governo norte-americano para derrubar o veto às ordens executivas do presidente Barack Obama sobre imigração. As medidas permitiriam ao governo federal emitir licenças de trabalho e dar proteção legal a milhões de imigrantes ilegais.
Dois dos três juízes do Tribunal de Apelações dos Estados Unidos para o Quinto Circuito, em Nova Orleans (Louisiana), decidiram manter a decisão de um juiz de adiar a aplicação das ações por tempo indeterminado. Em sua sentença, anunciada em fevereiro, o juiz federal Andrew S. Hanen, de Brownsville (Texas), disse que o governo não tinha seguido os procedimentos necessários para alterar as regras federais de imigração e concedeu liminar ordenando a interrupção do programa.
O veredicto de Hanen foi dado em resposta a um processo de 26 Estados contra as ordens anunciadas em novembro de 2014. Nesta terça, a corte decidiu que eles têm base legal suficiente para ajuizar a ação contra o governo Obama. Além disso, os juízes afirmaram que a administração não demonstrou que teria prejuízos se o adiamento permanecesse em vigor.
Publicidade