O governo do Estado firmou nesta terça-feira, 10, termo de cooperação técnica com mais nove municípios para a perfuração de poços artesianos. O objetivo é garantir o abastecimento de água para consumo humano. Os serviços serão realizados pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), beneficiando 970 famílias, no total. Entre as localidades contempladas estão Passo da Cavalhada e Lima Brandão, em Rio Pardo, onde devem ser beneficiadas 300 famílias; e o Cerro da Boa Esperança, em Passo do Sobrado, onde 80 famílias devem se beneficiar.
Os demais municípios contemplados são Itacurubi, Sagrada Família, Santo Antônio da Patrulha, Salvador das Missões, Três Arroios, Turuçu e Veranópolis. Cada poço artesiano conta com investimento médio de R$ 50 mil do governo, havendo contrapartida das prefeituras.
LEIA TAMBÉM: Defesa Civil pede que a população economize água em Santa Cruz
Publicidade
O secretário de Obras e Habitação, José Stédile, afirma que a iniciativa garantirá saúde e qualidade de vida às famílias. “Água potável é mais do que prestação de serviço público, é dignidade humana”, afirmou. Nos primeiros três meses do ano, mais de 2 mil famílias foram atendidas em 22 municípios.
Os prefeitos de Rio Pardo, Rafael Reis Barros, e de Passo do Sobrado, Hélio Olímpio de Queiroz, participaram do ato de assinatura, em Porto Alegre, nesta terça.
LEIA TAMBÉM: Problema se agrava cada vez mais: estiagem provoca racionamento de água na região
Publicidade