Santa Cruz do Sul

Corsan vai aumentar dosagem de carvão ativado no ponto de captação da água

As condições do Lago Prefeito Telmo Kirst, conhecido como Lago Dourado, estão preocupando a comunidade de Santa Cruz do Sul. Há quase um mês sentindo cheiro e gosto na água que sai das torneiras, a população acompanha com grande expectativa cada ação da companhia voltada a solucionar o problema. Na tarde desta quarta-feira, 27, uma equipe do Portal Gaz esteve no complexo e viu de perto a situação causada, segundo a Corsan, pela proliferação de algas.

Em vários pontos do lago, há uma membrana espessa sobre o espelho d’água, com uma coloração verde escura e forte cheiro ruim. É possível ver, ainda, espuma nesses locais. Nesta quarta, mais cedo, a Corsan informou, por meio de nota, que essas condições são reflexo da proliferação acelerada de algas. Conforme a companhia, o fenômeno, comum nesta época do ano, se deve ao aumento da luminosidade e das temperaturas e excesso de nutrientes no ambiente aquático. Com isso, uma substância chamada geosmina foi liberada por essas algas, sendo a responsável por causar gosto e cheiro na água. A Corsan garante que o composto orgânico não apresenta riscos à saúde.

Foto: Rafaelly Machado

LEIA TAMBÉM: Fornecimento de água em dois bairros de Santa Cruz deve ser restabelecido até o final da tarde

Publicidade

Diante da situação, a companhia disse ter adotado medidas emergenciais, como monitoramento diário da qualidade da água captada no Lago Dourado e no Rio Pardinho, aplicação de carvão ativado para remoção de compostos indesejados e análises semanais das algas. “Além disso, desde a última sexta-feira, 22, a companhia aplica um produto mineral no lago para combater o fósforo e reduzir a proliferação das algas”, diz a nota. A expectativa é de que haja resultado positivo em até dez dias.

Enquanto a equipe do Portal Gaz estava no Lago Dourado na tarde desta quarta, duas equipes da Corsan também trabalhavam no local. Segundo informações da assessoria de imprensa, os profissionais executaram serviços de manutenção no ultrassom, que tem como objetivo justamente combater a proliferação de algas. O equipamento foi instalado em outubro deste ano. Por meio de emissões de ondas ultrassônicas, o dispositivo permanece flutuando no lago, inibindo o desenvolvimento de algas.

LEIA TAMBÉM: “Golpe está em curso desde o momento em que tornaram Bolsonaro inelegível”, afirma Marcelo Moraes sobre inquérito da PF

Publicidade

Ainda, as equipes da Corsan trabalharam no aumento da dosagem de carvão ativado no ponto onde fica o sistema de captação de água. O produto é utilizado para ajustar a qualidade da água distribuída em Santa Cruz.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.