Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

REFORÇO NA REDE

Corsan terá caixa d’água no Bairro Dona Carlota

Um consórcio formado por nove urbanizadoras vai construir um reservatório de água nas proximidades do loteamento Viver Bem, no Bairro Dona Carlota, em Santa Cruz do Sul. O projeto foi proposto pela Corsan, que exige a instalação da estrutura para liberar novos empreendimentos habitacionais naquela área da Zona Sul.

Conforme a gerente da Corsan, Rosângela Freitas dos Santos, uma das empresas participantes do grupo projetou a construção do Loteamento Costa do Sol, que será vizinho ao Viver Bem. A Corsan está analisando a proposta, que tem como condição a instalação do reservatório. “Esta análise deve estar concluída na primeira quinzena de fevereiro. O loteamento estando aprovado, será necessário que o grupo inicie a construção deste reservatório”, explica.

Com capacidade para armazenar 500 mil litros de água, o tanque auxiliará também no abastecimento das mais de 900 residências do Viver Bem. “Hoje não há nenhuma deficiência no fornecimento de água no Viver Bem, mas o aumento no número de moradias no local depende desse investimento, que precisa ser custeado pelo investidor imobiliário”, frisa Rosângela. Segundo ela, além da empresa responsável pelo Costa do Sol, outras urbanizadoras têm planos para a região – e, como requisito para a ampliação da área construída, as empresas precisam garantir um novo reservatório.

Publicidade

Campanha para cobrança de esgoto já começou em S. Cruz

A Corsan deu início na última quarta-feira à campanha de divulgação da cobrança pela coleta e tratamento do esgoto em Santa Cruz. Até o começo de março, a companhia focará em informar a necessidade de as residências se adequarem à rede coletora de esgoto cloacal. Após o encerramento da campanha, os moradores terão 120 dias para concluir a instalação e iniciar os pagamentos. Quem não obervar esse prazo começará a pagar multa pela não adesão à rede.

A ligação entre a fossa residencial e a rede da Corsan precisa ser feita pelo morador. Residências dos bairros Centro, Goiás, Linha João Alves e Bom Jesus serão os primeiras a serem conectadas ao sistema. Serão 3.672 economias que precisam ser interligadas à rede, que passará a tratar o esgoto cloacal de 8.645 economias no município. Isso representa pouco mais de 16% de toda a rede.

O valor da cobrança é calculado em cima do consumo. Se uma família gastou R$ 100,00 de água, pagará outros R$ 70,00 para o tratamento de esgoto. Quem não ligar sua residência à rede terá de pagar multa, a qual representa o dobro do que será cobrado nas economias conectadas à rede.

Publicidade

O PROMESSÔMETRO

No início do verão de 2017, a Corsan anunciou um conjunto de obras e investimentos para tornar mais eficiente a atuação da companhia em Santa Cruz do Sul. Desde então, a Gazeta do Sul publica este promessômetro, ferramenta que mede o andamento das obras e projetos anunciados.

Das sete principais medidas anunciadas desde então, a Corsan concluiu apenas três: a ampliação da estação de tratamento no Bairro Pedreira, a contratação de pessoal para reforço das equipes e a contratação de uma empresa privada para reduzir as perdas de água tratada por meio do contrato de performance. Veja como  estão os demais itens:

Novos reservatórios

Implantar dois reservatórios- pulmão, um junto à estação de tratamento, outro no Bairro Santo Antônio.

Publicidade

Quando foi prometido: 10 de janeiro de 2017.

Status: segundo a Corsan, a licitação para a instalação do reservatório do Santo Antônio deverá sair até a segunda quinzena deste mês. O outro reservatório ainda está em fase de projeto.

Nova adutora

Construir uma nova adutora, interligando o Lago Dourado com a Estação de Tratamento, para desativar adutoras menores.

Publicidade

Quando foi prometido: 22 de março de 2017.

Status: parte da canalização foi colocada no Bairro Bom Jesus. No entanto, a obra ainda não avançou em direção à BR-471, pois são necessárias licenças individuais para que a tubulação de 800 milímetros seja instalada em alguns terrenos particulares da área. Segundo a Corsan, ainda não há previsão de quando essas licenças serão recebidas.

Poços artesianos

Perfurar poços nos bairros Santo Antônio, Esmeralda, Aliança e Linha Santa Cruz.

Publicidade

Quando foi prometido: 5 de abril de 2017

Status: em Linha Santa Cruz será feito um reservatório, que já está em execução. No Bairro Aliança serão instalados dois poços: um deles está sendo interligado à rede e o outro está sendo perfurado. Os demais já estão em funcionamento, segundo a companhia.

Esgoto

A meta era tratar metade do esgoto cloacal produzido em Santa Cruz até dezembro de 2018.

Quando foi prometido: 5 de abril de 2017.

Status: até o fim do primeiro semestre deste ano, pouco mais de 16% das economias do município estarão ligadas ao tratamento de esgoto. A Corsan ainda não tem prazo para finalizar essa ampliação até alcançar o objetivo de 50%.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.