Em busca de cumprir o Novo Marco Legal do Saneamento, a Corsan vem realizando uma série de ações para reduzir as perdas de água na distribuição. Sendo Santa Cruz do Sul uma das cidades com maiores índices de perdas dentre as cidades atendidas pela Companhia no Estado, um plano de ação foi elaborado para a redução desses índices.
O trabalho vem demonstrando resultados interessantes. Com as medidas adotadas desde outubro do ano passado, o Índice de Perda na Distribuição (IPD) na cidade foi reduzido em 9,26%, passando de 61,89% a 52,63%. O Novo Marco Legal do Saneamento estabelece que, até 2033, o IPD seja de, no máximo, 25%. Atualmente, a média no país é de 40%, chegando a ser de 60% em algumas regiões. Isso representa mais de 7 mil piscinas olímpicas de água tratada desperdiçadas diariamente.
LEIA TAMBÉM: Corsan trabalha para normalizar abastecimento de água em 11 bairros de Rio Pardo
Publicidade
Com a redução das perdas, conseguiu-se diminuir também em 9,37% a produção de água tratada, ou seja, aproximadamente 133 mil metros cúbicos não precisaram ser produzidos, pois a água que não foi perdida foi usada para o consumo. Perder água tratada significa desperdiçar recursos naturais e financeiros, prejudicando o meio ambiente e o abastecimento. A água tratada que é jogada fora, principalmente por causa de vazamentos na rede, já passou por todo o processo de tratamento, gastando energia e produtos químicos.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.