ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Corsan tem plano para reduzir falta de água na parte alta de Santa Cruz; veja

Melhoria no abastecimento: construção de novo poço artesiano permitirá atender cerca de 3 mil moradores de Linha João Alves

Os recorrentes problemas no abastecimento de água em Santa Cruz do Sul estão sendo solucionados a partir de ações adotadas pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan/Aegea). A região alta da cidade, como Linha João Alves e Linha Santa Cruz, devido à expansão urbana, apresenta a maior demanda. Em entrevista ao programa Sala do Cafezinho, da Rádio Gazeta FM 107,9, o superintendente regional da Corsan, José Epstein, destacou que os problemas mais frequentes, como rompimento de rede, acontecem na região alta. “Essas áreas demandam maior pressão nos encanamentos, o que consequentemente pode causar danos nas redes. Situações como falta de energia elétrica não programada ou escavações próximas também podem gerar problemas.”

Conforme ele, no ano passado foi realizada a troca de 20 quilômetros de rede. “Estamos trabalhando em regiões que têm mais reclamação da comunidade, como João Alves e Linha Santa Cruz. Vamos conversar com os moradores para fazermos um diagnóstico de onde estão as maiores demandas.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Janeiro teve chuva acima da média em Santa Cruz

Publicidade

A cidade conta com 650 quilômetros de rede de água. Cerca de 93% dessa estrutura já é em canos tipo PVC, o restante é em rede antiga. “Essa renovação tem um prazo de execução. Ainda temos cerca de 5% de ativos para serem substituídos”, explicou Epstein.

A companhia projeta que 2024 e 2025 serão anos importantes para fortalecer o sistema de abastecimento em Santa Cruz do Sul. “Vamos ampliar o número de poços artesianos na cidade. Na semana que vem, vamos entregar um na João Alves”, ressaltou Epstein. Além disso, uma nova estação de bombeamento, localizada próximo ao Hospital Santa Cruz (HSC), foi finalizada e deve aumentar a capacidade de água para aquela região.

Publicidade

Na região de Linha João Alves, uma das obras realizadas foi a construção de um novo poço artesiano. A previsão é de que a estrutura consiga atender pelo menos 3 mil moradores. Em agosto do ano passado, também foi executada uma obra semelhante para levar água a 1,5 mil pessoas de Linha Santa Cruz. Os investimentos foram feitos dentro do plano de expansão e melhorias anunciado pela Aegea, que programou uma série de intervenções, como reparos emergenciais, instalação de abrigos, construção e cercamento de poços, reformas de reservatórios, novas redes de água e esgoto e manutenções das unidades operacionais.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Viaduto do Arroio Grande: produção das vigas longarinas avança no canteiro de obras

Investimentos na rede de esgoto

A Corsan/Aegea também planeja obras quanto ao esgoto sanitário. O serviço vai se iniciar em março, com a troca e a instalação de 16 quilômetros de rede, beneficiando mais de 2 mil residências em Santa Cruz. No próximo ano, a expectativa da Companhia é chegar a 50 quilômetros de rede para atender às metas do novo Marco Legal do Saneamento.

Publicidade

“O esgoto vai ser nosso grande desafio, chegando a 160 quilômetros de rede nos próximos cinco anos”, destacou José Epstein. Para que o serviço cause o menor impacto possível à população, a Companhia vai elaborar um plano de ação com a Prefeitura. “Serão quatro frentes de trabalho, realizando até dois quilômetros de rede por mês. Queremos chegar aos 90% de cobertura, conforme determinação do novo Marco Legal.”

Publicidade

José Epstein: são dois anos importantes | Foto: Rafaelly Machado

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta