Uma audiência pública na manhã desta terça-feira, 17, debate o índice para reajuste da tarifa de água e esgoto em Santa Cruz do Sul. O encontro acontece na Câmara de Vereadores e teve início às 10h30. Apesar de ser aberta ao público, a audiência não teve adesão da população e o plenário ficou vazio.
LEIA MAIS: Audiência vai debater reajuste das contas da Corsan aos santa-cruzenses
Durante o encontro, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) propôs ajustar a tarifa em 10,54%, que é justificada pela estatal com base na inflação acumulada entre março de 2021 e fevereiro deste ano. Já a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Santa Cruz (Agerst) propôs o ajuste, primeiramente, em 10,38%. A proposta final da agência, no entanto, ficou em 9%, considerando que os conselheiros entenderam que a Corsan não reduziu perdas de água, previstas no plano de saneamento, reduzindo, portanto, 1,38 ponto percentual.
Publicidade
Já que não há presença da população, serão debatidas na audiência as considerações enviadas pelo público por e-mail. A correção precisa ser aprovada até o fim do mês para que seja contemplada já nas contas de julho. O aumento vai atingir tanto o fornecimento de água quanto a coleta e tratamento do esgoto.
Na quarta-feira, 25, deve ocorrer nova reunião para a definição. De acordo com o presidente da Agesrt, Ernani Baier, em mantendo-se os índices debatidos, será um dos menores aplicados no Estado, como aconteceu nos últimos anos.
LEIA MAIS: Corsan protocola pedido de reajuste na tarifa em Santa Cruz
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!