A alta direção da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) passou boa parte da quinta-feira, 29, em Santa Cruz do Sul. A estatal escolheu o município – considerado estratégico – para lançar seu programa de inovação. Ancorado na tecnologia, a estatal irá realizar parcerias com parques científicos de universidades gaúchas, modernizar salas de atendimento e digitalizar serviços por meio da internet e de terminais de autoatendimento fabricados em Santa Cruz do Sul. O presidente da companhia, Roberto Barbuti, veio pessoalmente lançar o programa em solenidade no Parque Científico de Tecnológico da Unisc (TecnoUnisc). A parceria com a universidade santa-cruzense foi a primeira da Corsan no Estado.
Além de anunciar a novidade, o presidente da Corsan falou sobre outros investimentos feitos pela companhia e classificou como inaceitável o percentual de perda de água tratada em Santa Cruz. Atualmente, 50% do que sai da estação de tratamento no Bairro Pedreira se perde em meio aos problemas de distribuição. “Estamos buscando os recursos necessários para o investimento em obras para melhorar o serviço”, confirmou Roberto Barbuti.
A ampliação de adutoras e a instalação de novos reservatórios – como o pulmão que está sendo concluído no Bairro Santo Antônio, em Santa Cruz do Sul – são apontadas como etapas do processo de melhoria. O conjunto destas obras irá consumir R$ 11 milhões de investimento. “Nos próximos dias será lançado o projeto para a nova estação de tratamento, com um investimento de R$ 38,5 milhões. Além disso, o projeto para redução de perdas de água, já em execução, irá consumir R$ 30 milhões em recursos”, destacou o superintendente regional da Corsan, José Epstein.
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No rol de investimentos programados para ampliar a eficiência está o novo modelo de atendimento ao consumidor. A partir do próximo ano, todos os serviços estarão nas plataformas digitais e nas novas agências da Corsan. Serão 44 unidades em todo o Estado, nos principais centros consumidores, como em Santa Cruz.
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A nova unidade de atendimento conta com quatro guichês com atendentes, com dispositivos eletrônicos, para coleta de informações e digitalização de documentos, no ato do atendimento. Uma sala de espera individual e climatizada integra a mudança física da unidade.
Por meio da parceria firmada com a Imply Tecnologia, foram instalados dois terminais de autoatendimento, nos quais é possível acessar serviços da Corsan. “Este é um grande salto para o nosso escritório. Tivemos que nos reinventar na pandemia, agendar horário, pois a cada mês recebemos mais de três mil usuários no atendimento”, disse a gerente da Corsan em Santa Cruz, Rosângela Freitas dos Santos.
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Para usar os terminais é preciso informar o número do CPF do titular da conta de água. Por enquanto, é possível consultar pagamentos e imprimir a segunda via da conta, direto na máquina. A leitora de cartão permite fazer pagamentos com uso de cartão magnético; no entanto, a função ainda não está habilitada. Ao todo, 55 totens de atendimento já entraram em operação em escritórios municipais da Corsan no Estado.
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