Categories: Regional

Corsan pede reajuste de 13,97% na tarifa de água em Santa Cruz

O reajuste da tarifa de água e esgoto em Santa Cruz do Sul está novamente em pauta. No final de março, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) encaminhou um pedido para elevar os atuais valores praticados no município em 13,97%.

Segundo a estatal, o montante engloba a inflação acumulada nos últimos 12 meses – entre março do ano passado e fevereiro deste ano. O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), que responde por mais da metade da variação do preço dos insumos utilizados pela companhia, registrou alta de 29,96%.

LEIA MAIS: Tarifa de água em Santa Cruz é uma das mais caras do País

Publicidade

A Corsan alega que isso ocorreu porque a pandemia teria provocado redução na produção de itens essenciais e escassez de oferta. O restante das despesas também foi impactado pela alta da moeda norte-americana. De acordo com a estatal, à medida que o real perde valor frente ao dólar, o preço de materiais e equipamentos importados sobe, o que encarece a cadeia de produção.

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados no Município de Santa Cruz do Sul (Agerst) já analisou o pedido e fez um cálculo próprio. A Agerst apontou que o reajuste deveria ser de 6,91%. No entanto, os conselheiros entendem que a companhia não reduziu as perdas de água ao longo do ano passado, como havia sido estabelecido no Plano Municipal de Saneamento. Com isso, a agência decidiu reduzir o montante em 1,45% e propor uma correção nas tarifas da Corsan em Santa Cruz na ordem de 5,46%.

LEIA MAIS
ENTREVISTA: ‘Rompimentos contratuais prejudicam consumidor’, diz presidente da Corsan
Agência reguladora autoriza reajuste de 4,41% na tarifa da Corsan em Santa Cruz

Publicidade

Os índices vão ser apresentados em audiência pública marcada para esta sexta-feira, 14. No encontro, que ocorre a partir das 10 horas na Câmara de Vereadores, vão ser detalhados os cálculos e colhidas manifestações da população. A partir de então, os conselheiros devem referendar a proposta de correção.

O valor ainda vai ser submetido à análise da Prefeitura de Santa Cruz, a quem cabe homologar a nova tarifa. A definição precisa ocorrer até o dia 31 deste mês, para o novo índice seja aplicado nas contas de julho, que serão pagas pelos consumidores em agosto.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura dá prazo para que Corsan se manifeste sobre ajustes em contrato
Vereadores de Santa Cruz temem aumento na tarifa com privatização da Corsan

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.