Depois de estar travado há vários anos em um emaranhado burocrático, o convênio entre o município de Sobradinho e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) sai de uma vez por todas do papel para acontecer na prática. Desta forma, a rede de água do Parque da Fejão e imediações, inclusive o Distrito Industrial, passam a ser integralmente administradas pela estatal, que fará sua substituição e seguirá responsável pela devida conservação.
A informação é do Departamento de Meio Ambiente do Município, que adianta que a previsão de início das obras é para a segunda quinzena deste mês. Conforme o engenheiro ambiental da Prefeitura, Marcos Trindade, assim que as adequações estiverem concluídas, a referida rede será de total responsabilidade da companhia conveniada, que ficará encarregada, além da conservação, também pela instalação de novos tubos e demais encargos que se fizerem necessários. Tudo de acordo com as normas ambientais e sanitárias vigentes.
Trindade acrescenta que, no momento da substituição e canalização da rede, as empresas e particulares que utilizam a água do parque e entorno, deverão entrar em contato com a Corsan para se ajustar as normas da companhia.
Publicidade
O responsável pelo departamento ambiental do município faz questão de salientar que estes procedimentos e providências, em parceria com a Corsan, ocorrem no limite tolerável de tempo, considerando as inúmeras notificações emitidas pelos órgãos ambientais e sanitários do Estado, em especial, pela qualidade duvidosa da água, que há muito é consumida pela população atendida pelo poço situado nos altos do parque. “As providências agora adotadas, ocorrem, antes de qualquer outra ordem, por questão de saúde pública.” finaliza Marcos Trindade.
Publicidade