A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) apresentou na manhã desta quinta-feira, 29, o Programa de Inovação Corsan em Santa Cruz do Sul. O ato ocorreu no Parque Científico e Tecnológico Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (TecnoUnisc).
O presidente da Corsan, Roberto Barbuti e a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, assinaram o protocolo de parceria. Por meio dele, a estatal irá apresentar demandas de projetos para soluções nas suas áreas de atuação.
Já o TecnoUnisc irá identificar os pesquisadores e projetos necessários para a companhia. “A Corsan irá aportar recursos para viabilizar seus projetos, que poderão ser aplicados por outras entidades e empresas no Estado”, disse o diretor comercial de relacionamento e Inovação da Corsan, Jeancarlo Bordin.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Rio Pardo pode voltar a ter barramento em Candelária, para garantir abastecimento
O programa denominado Univer-Tech-Corsan, será desenvolvido em várias regiões do estado, com parques tecnológicos de outras universidades. O lançamento oficial ocorreu na Unisc, primeira parceira apresentada pela Corsan.
A diretora de inovação e empreendedorismo da Unisc, Andréia Valim, destacou a importância do protocolo firmado nesta quinta-feira. “Desenvolver a nossa região por meio da educação sempre foi nosso plano. A semente da Unisc é resolver os problemas e demandas desta comunidade, neste sentido estamos felizes por fazer parte desta ação”, disse.
Publicidade
O presidente da Corsan Roberto Barbuti ressaltou que a parceria com as universidades trabalhará a inovação para ampliar o relacionamento com os clientes da Corsan. “A gente mira no futuro e o posicionamento da empresa na mesma direção. Sabemos que existe um passivo grande para se trabalhar, mas queremos melhorar.”
LEIA TAMBÉM: Em reunião na Câmara de Santa Cruz, Corsan se compromete a rever aditivos
Barbuti reconheceu o déficit que a Corsan tem em Santa Cruz e classificou como inaceitável o volume de perda de água no município, hoje na casa dos 50%. “Estamos buscando os recursos necessários para o investimento em obras para melhorar o serviço”, confirmou.
Publicidade
A reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, destacou as parcerias público-privadas, que fazem parte da história da Unisc. “A água sempre foi uma grande preocupação nossa, ela é futuro e faz parte das ações da universidade.”
Segundo a professora, a característica comunitária faz com que a Unisc seja co-responsável pelo desenvolvimento de Santa Cruz. “Nestes 27 anos de universidade a pesquisa científica foi muito amadurecida e a resolução dos problemas comuns é uma busca conjunta.”
LEIA TAMBÉM: Corsan apresenta metas de saneamento até 2033
Publicidade
Imply fabricará totens de autoatendimento
Em agenda em Santa Cruz do Sul, a direção estadual da Corsan irá conhecer o protótipo do equipamento de autoatendimento da companhia, que é desenvolvido pela santa-cruzense Imply.
Vencedora da licitação, a empresa irá fabricar 320 totens, que serão usados nós 317 municípios que a Corsan tem operação no Estado. A apresentação dos totens ocorre às 15 horas, na sede da Imply.
A partir de 2021, a Corsan irá disponibilizar todos os seus serviços de forma digital. O acesso será por meio da internet, site da companhia, aplicativo e nos terminais que serão fabricados em Santa Cruz do Sul.
Publicidade
LEIA MAIS
Lago Dourado está pronto para o próximo verão, segundo Corsan
Unisc recebe o representante do Consulado Geral da República Tcheca
This website uses cookies.