Geral

Corsan garante a boa qualidade da água em todos os municípios em que atua

A Corsan tem o máximo cuidado com a água que distribui, contribuindo para o bem-estar e a saúde da população nos 317 municípios gaúchos onde atua. Para que os padrões de potabilidade sejam atingidos, a Companhia adota processos e procedimentos consagrados no tratamento de água, os quais resultam em eficiente barreira contra os variados tipos de contaminação hídrica. Além disso, realiza um rigoroso monitoramento da água em todas as fases de tratamento, desde a captação até a distribuição.

LEIA TAMBÉM: Após leilão da Corsan, contrato de Santa Cruz fica sob dúvida

São efetuadas análises horárias na água captada, bem como análises intermediárias no processo de tratamento, o que permite que se façam os ajustes necessários aos parâmetros de tratamento, para que seja garantida a qualidade da água distribuída à população. Nos sistemas abastecidos por mananciais subterrâneos, são analisadas amostras na saída do tratamento diariamente.

Publicidade

Os testes realizados seguem a normativa do Ministério da Saúde. É o órgão que estabelece o padrão de potabilidade, isto é, o conjunto de valores permitidos para cada um dos indicadores utilizados para comprovar a qualidade da água destinada ao consumo humano. Com base nessa normativa nacional, a Corsan faz um monitoramento permanente, que abrange desde a captação da água in natura (água bruta), o processo de tratamento, seguindo até a rede de distribuição, onde culmina na entrada de água no imóvel do usuário (quadro de medição).

Para realizar esse trabalho, a Companhia tem uma estrutura especializada, composta de 336 laboratórios. Além dos testes diários feitos em todas essas unidades, a Corsan conta ainda com o Laboratório Central, localizado em Porto Alegre, acreditado pelo Inmetro segundo os critérios da ISO 17025, que garante sua competência técnica. Essa rede de monitoramento confere segurança para o processo de tratamento, pois permite atuar de forma preventiva ou corretiva caso seja observada alguma alteração.

LEIA TAMBÉM: Grupo paulista Aegea arremata a Corsan

Publicidade

Alguns desses casos podem ser observados em períodos de grande estiagem, quando ocorrem alterações naturais nas características da água dos mananciais de captação, como a proliferação de algas. Nessas ocasiões, a Corsan realiza o monitoramento e os procedimentos operacionais necessários para minimizar os efeitos dessas ocorrências. Um exemplo de protocolo utilizado é a dosagem de carvão ativado, produto que auxilia na remoção das substâncias causadoras de odor e gosto. Devido a que o paladar e o olfato humanos têm uma grande capacidade para detectar essas alterações, usuários mais sensíveis ainda podem perceber odor e gosto. Essas características não afetam a potabilidade da água distribuída, que permanece em conformidade com o padrão de estabelecido pelo Ministério da Saúde.

O padrão de potabilidade da água servida pela Corsan também é fiscalizado externamente. As Vigilâncias Sanitária Municipal e Estadual realizam inspeções no Sistemas de Abastecimento de Água da Companhia, a partir das quais produzem os Relatórios de Inspeção Sanitária. Além disso, todos os resultados do monitoramento realizado pela Corsan são constantemente disponibilizados para os órgãos fiscalizadores dos municípios e do Estado, e alimentam o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), que é um instrumento do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua).

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.